Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/05/2015

TIROU-ME AS PALAVRAS DA BOCA: Elitismo insuportável

«Os leitores perguntarão, mas porque é que este tipo vem com esta conversa já tão gasta? É que me irritam profundamente os intelectuais que fazem ataques políticos com base na origem social dos visados.

Cavaco Silva é o exemplo mais evidente destas práticas. Nunca gostei do político; está nos antípodas do que eu penso que deva ser um PR ou um PM, mas acho insuportável ser atacado por ter nascido em Boliqueime e nunca ter frequentado os salões lisboetas ou a Cinemateca... Mas também Seguro, que na sua liderança foi marcado pelas suas origens da província, em contraponto com as alfacinhas de Costa. Afinal nem todos decidem disfarçar o local de nascimento com trejeitos sociais copiados à pressa.

Há muitas formas de estalinismo, muitas delas fisicamente letais, - a intelectual não mata, mas ataca o que mais forte temos, as nossas origens

«O elitismo insuportável», José Gameiro na sua coluna «Diário de um Psiquiatra» na Revista E do Expresso

Sem comentários: