Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)

20/10/2016

CAMINHO PARA A INSOLVÊNCIA: De como o melhor que pode acontecer ao paraíso prometido aos gregos pelo Syriza é ser um purgatório (LIX) – Eles vistos por alguns de nós e por alguns deles

Outros purgatórios a caminho dos infernos.

A realidade excede a imaginação. Quem diria, há menos de dois anos depois das eleições de Janeiro de 2015 e ou mesmo um ano depois das segundas eleições em que o Syriza foi o partido mais votado, que a Nova Democracia teria hoje 90% das preferências dos eleitores?

Por isso, como seria de esperar, a Grécia em geral e o Syriza em particular saíram dos radares da esquerdalhada e do jornalismo de causas que tanto os incensaram. A desilusão é tão grande que até um jornal como o Público que apostou todas as fichas no Syriza reconhece hoje o completo falhanço do governo de Tsipras – leia-se o artigo «O Syriza não aprendeu a ser Governo e está a pagar por isso».

Igualmente interessantes são as lições que alguns gregos mais lúcidos retiraram da sua crise. Respigando algumas delas do Greek Analyst:
  • The worst enemy for the Left is the Left in power.
  • The greater the lies and populist BS that propel you to power, the greater your (inevitable) downfall.
  • When you have absolutely no arguments to use, just blame neoliberalism. It's easy. And it always works.
  • Never make an egomaniac fool with a narcissistic personality disorder your Finance Minister. Just, no.
  • There is no better refuge for an extreme populist with no arguments than a good conspiracy theory.
  • Populism feeds on fear/insecurity, depends on conspiracies/scapegoats, promises Heaven & delivers Hell.

Sem comentários: