Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/03/2021

"Eleições faz de conta". Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes

Sondagem Aximage para o JN

O PS continua a aguentar-se bem, apesar da gestão desastrosa da pandemia, o que mostra até que ponto o eleitorado amedrontado prefere o certo ao incerto; o PSD teve um pequeno sobressalto na sua estagnação; o Chega parece consolidar-se no pódio; o BE, o PCP e o CDS prosseguem o declínio (o segundo um declínio estrutural e os outros dois logo se vê); o PAN vai-se esvaziando (no limite terá o voto dos que professam o animalismo e d@s solitári@s que substituíram @ companheir@ pelo cão); o IL vai-se aguentando, pelo menos enquanto o Dr. Rio andar pelo PSD.

Aditamento:
Como foi referido no comentário, a sondagem acima foi publicada em 26 de Janeiro e, de facto, existe outra sondagem mais recente publicada em 1 de Março. As principais diferenças, que em minha opinião são flutuações conjunturais, são ligeiras recuperações do BE e do PCP, uma pequena queda do Chega, e sobretudo uma subida significativa do IL.

1 comentário:

Afonso de Portugal disse...

O Impertinente enganou-se. A sondagem que incluiu nesta sua posta foi feita entre os dias 9 e 15 de Janeiro. Mas há uma sondagem da mesma Aximage para o mesmo JN mais recente, feita entre os dias 17 e 20 de Fevereiro, que é esta aqui:

https://www.jn.pt/nacional/ps-ultrapassado-pela-direita-gracas-ao-folego-dos-liberais-13403208.html

Segundo essa nova sondagem, o Chega perdeu terreno e a sua amada IL ganhou. Já os danados dos xuxas desceram dos 39,9% para os 37,6%.