Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/03/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (77) - Em tempo de vírus (LIV)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Separados à nascença

O Dr. Costa e o Dr. Rio, duas almas gémeas, estão a escolher os cinco novos juízes do Tribunal Constitucional a eleger em breve pelo parlamento de acordo com a sua posição favorável à eutanásia. (fonte)

O Estado sucial dá exemplos aos "privados"

O governo do Dr. Costa obriga os "privados" no sector dos serviços a adoptarem o teletrabalho, porém dos mais de 500 mil funcionários públicos na Administração Central só 60 000 estão em teletrabalho.

O Estado sucial como empreendedor

No seu universo "empresarial", o Estado sucial conta com o Estaleiro do Alfeite. Menos de um ano depois de ser nomeada, a nova administração chegou à conclusão que o Estaleiro só será viável (em rigor só poderá pagar salários) se o seu único cliente - a Marinha portuguesa - pagar o dobro do custo homem/hora. Eis aqui uma bela receita para viabilizar qualquer empresa dos "privados".

A CP, pertencente ao universo "empresarial" do Dr. Pedro Nuno Santos, teve parada em recuperação durante 8 anos um comboio de dois pisos cujo valor em novo seria entre 8 a 10 milhões de euros.

A SATA, a companhia regional de aviação dos Açores, assinou em 2016 um contrato de leasing de um avião Airbus A330 que custou até agora mais de 40 milhões de euros, com o avião estacionado desde 2019 no aeroporto Sá Carneiro, por custar mais caro se estivesse a operar.

O Estado sucial como máquina de extorsão

Há de facto uma área onde Estado sucial é um paradigma de excelência - a extorsão fiscal. Veja-se no diagrama seguinte a posição do Portugal dos Pequeninos no ranking do salário líquido que deixa os contribuintes levaram para casa depois de os depenar.

Bloomberg

«Estamos preparados»

O ano passado o SNS aumentou os efectivos em 10 mil, atingindo 147 mil. Esses 147 mil funcionários faltaram em 2020 mais 900 mil dias do que em 2019, ou sejam aumentaram a sua performance em faltas em mais de 6 dias por cabeça em relação ao ano anterior (contas de MST). Deve ter sido isto que a Dr.ª Temido tinha em mente quando disse o que disse no início da pandemia,

O plano de vacinação continua a marcar passo sob o comando do Sr. Almirante: a média diária de vacinas administradas desde 27-12 é de 16 mil contra as 70 mil anunciadas. Se a média diária da última semana (25 mil) se mantivesse a conclusão da vacinação não seria antes de 2023. Para atingir os 70% da população no final do Verão, como a ministra garantiu, a média diária necessária seria superior a 68 mil o que é mais do dobro da melhor média mais recente. (para mais detalhes ver o post («Estamos preparados» )

A ficção do confinamento

Os dados sobre a mobilidade mostram que está a atingir mais de 80% do nível anterior à pandemia, o que parece confirmar, como já se suspeitava, que o confinamento não tem muito mais de relação causal com a redução da "vaga" do que o canto do galo com o nascer do dia.

Boa Nova - modalidade habilitação ao concurso de provimento do lugar de SG do PS

O Dr. Medina anunciou a testagem em massa a partir de 31 de Março em 31 freguesias de Lisboa. O Dr. Pedro Nuno anunciou que procura soluções para retomar as ligações ferroviárias à Óropa, ganhando assim. uma vez mais, vantagem em matéria de anúncios.

O choque da realidade com a Boa Nova

A nova vaga de apoios no montante de 7 mil milhões anunciada pelo Dr. Siza inclui 6 mil milhões de moratórias de impostos e contribuições, isto é apoios são um 1/7 do anúncio. É mais uma modalidade do multiplicador socialista.

Carregando a bazuca, ou há três décadas que andamos a ver este filme

O governo do Dr. Costa está em pleno exercício de aquecimento para a torra do maná que os frugais vão dar de esmola a um povo que, não se governando nem se deixando governar, deixa que uma nomenclatura extractiva se governe. O Dr. Costa e o seu séquito foram ao Porto lançar, não a primeira viga, mas a primeira acção de promoção de uma futura nova travessia do Douro de 400 milhões, por razões ambientais, disse o respectivo ministro.

Infelizmente a CE não compreendo totalmente o zelo do Dr. Costa e do seu governo e está a colocar  dúvidas na discussão da bazuca, nomeadamente 700 milhões que o governo pretende torrar em asfalto em 50 estradas a que poeticamente chama “missing links”.

A caminho da excelência ambiental

Se os tripeiros precisam de uma ponte para melhorar o ambiente, os alfacinhas podem dispensá-la, segundo o respectivo ministro, que não explicou porquê mas é fácil perceber. Uma das grandes fontes de poluição, e por sinal de receita, eram os cruzeiros que o ano passado se reduziram a um sexto de 2019.

«Queda monumental»

O ano passado as remessas de emigrantes desceram pela primeira em dez anos. Os indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores do INE caíram de novo em Fevereiro devido ao confinamento. O saldo conjunto da balança corrente e de capital de Janeiro caiu quase 100 milhões em relação ao ano passado.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Como seria de esperar da redução de rendimentos resultantes do lay-off e dos despedimentos, o endividamento das famílias atingiu em Janeiro 141, 4 mil milhões, o valor mais alto desde 2016.

Sem comentários: