Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/03/2021

Como atrasar irremediavelmente o plano de vacinação? Resposta: um dia de cada vez (25) - A dose habitual de cobardia, ilusionismo e incompetência

Média diária desde o início da vacinação em 27-12-2020; 70% da população vacinada no final de Setembro foi o objectivo definido pela ministra do SNS e confirmado pelo ministro que gosta de malhar na direita

Com apenas 30 casos de tromboembolismos em cinco milhões de vacinados com a AstraZeneca na UE, a que se somam a maior parte dos 25 milhões de britânicos já vacinados, a probabilidade de um vacinado vir a sofrer desta patologia está dentro do intervalo da probabilidade de ser morto por um raio.

É claro que a Agência Europeia do Medicamento só podia manter a aprovação da vacina da AstraZeneca, confirmando assim que os governos europeus que decidiram a suspensão andam a reboque do medo e alguns deles a reboque das jogadas políticas de Macron que desde o princípio esteve contra vacina da AstraZeneca, frustrado pela vacina francesa nunca ter visto a luz do dia e a Sanofi ficar reduzida a «enfrascar vacinas das concorrentes Pfizer e BioNTech».

Por cá continua tudo mais ou menos na mesma com o governo, pela voz do ministro que nos intervalos de malhar na direita malha na verdade, a aproveitar o episódio da AstraZeneca para fazer ilusionismo justificando o desastre do plano de vacinação com o atraso nas entregas (segundo o Almirante Gouveia e Melo existem 200 mil doses em armazém) e garantindo que 70% da população estará vacinada até ao fim do Verão.    

Entretanto, o Almirante Gouveia e Melo disse que em Abril serão criados postos de vacinação rápida ou massiva, será possível o autoagendamento e as farmácias ficarão de reserva. Haja Deus, depois de três meses descobrem agora a pólvora? Há meses que no Reino Unido, nos EUA e noutros países são utilizadas igrejas, escolas e estádios para fazer a vacinação, e num país que tem os melhores dos melhores estamos onde estamos? 

Enquanto os dirigentes da Óropa se babam de solidariedade e proíbem a exportação de vacinas, a administração americana está a preparar o envio de 4 milhões de doses da AstraZeneca para o Canadá e o México. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Grato pela informação alargada.
Abraço