Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/03/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (74) - Em tempo de vírus (LI)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O pior de dois mundos

Citando alguns títulos recentes como uma espécie de resumo dos resultados da estratégia costista de resposta à pandemia:

- ESCOLAS Ninguém fecha tanto quanto Portugal
- Portugal é o 2º país da UE com menos dias confinados
- Covid-19. Portugal é o país do mundo com mais mortes por milhão de habitantes (no dia 22 de Janeiro)
- Portugal teve a quarta maior queda do PIB na UE no quarto trimestre.

Os ministros das Finanças do Dr. Costa são muito cativantes

O Dr. Leão é um sucessor à altura do sucedido. No seu primeiro orçamento manteve mais de 400 milhões dos 1.000 milhões cativados e conseguiu a menor taxa de execução do orçamento nos últimos 10 anos. É a isto que se chama virar a página da austeridade, logo num ano que faria sentido gastar mais.

«Estamos preparados»

Desafio-vos a ler este relato da reunião no Infarmed e perceber quantas camas de cuidados intensivos existem, quantas seriam necessárias, quantas estão reservadas a doentes Covid e quantas estão ocupadas actualmente com doentes Covid e não Covid. É um verdadeira nevoeiro estatístico.

Se o ano passado em menos de 10 meses ficaram por realizar milhões de actos médicos, este ano vamos pelo mesmo caminho. Comparativamente com Janeiro do ano passado (antes da pandemia), em Janeiro deste ano foram realizadas menos 194 mil consultas e menos 21 mil cirurgias. Enquanto ficaram por realizar milhares de cirurgias, os cirurgiões estão há mais de um mês com horários reduzidos.

É claro que com estes números fica explicado porque temos um excesso total de mortalidade 70% superior à mortalidade Covid comparativamente com os 6% da Suécia, um país com medidas irresponsáveis, segundo o nosso jornalismo de causas.
Fonte: Economist

Correndo bem, é nossa realização. Correndo mal é problema deles

Lembram-se do Portugal com a sua baixa mortalidade por Covid (ninguém falava do excesso de mortalidade não Covid) nos idos do Verão passado e o governo a atribuir-se tal feito? Pois bem, depois do disparo das infecções e das mortes em Janeiro, o Dr. Cabrita (sim, é o mesmo Dr. Cabrita que ficou vários meses para demitir a directora do SEF depois de saber da morte do cidadão ucraniano) responsabilizou o povo ignaro porque «não interiorizou a gravidade da situação».

O multiplicador socialista não funciona no investimento mas não falha na despesa

As obras no Hospital Militar de Belém orçamentadas em 750 mil "derraparam" para 3,2 milhões ou mais de quatro vezes. O Dr. Cravinho filho (lá está, a família socialista é uma família numerosa) explicou aos deputados que «uma coisa é um desvio, outra é uma derrapagem. Custou três vezes mais, mas é uma obra mais completa do que tinha sido pensado». Numa única frase mostrou ignorância sobre orçamentação, a aritmética e o planeamento.

Boa nova

O Programa Apoiar para as empresas afectadas pelo confinamento vai ser reforçado, anunciou o ministro da Economia.

O Sr. Almirante coordenador da task force da vacinação diz acreditar que no segundo trimestre serão administradas 100 mil vacinas por dia.

Choque da realidade com a Boa Nova

O citado anúncio do Sr. Almirante mostra que ele é um homem de fé, porque segundo as contas do (Im)pertinências será preciso quase um milagre (ver um dos posts anteriores).

Há duas semanas foram anunciadas novas regras para a testagem Covid e um aumento do número de testes. A semana passada o número de testes desceu para metade.

O Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores anunciado para ser pago em 18 de Fevereiro foi pago para parte dos trabalhadores no dia 26 e aos restante será pago em Março.

«Queda monumental»

Os números definitivos do INE confirmam uma queda de 7,6% do PIB superior à queda durante o PREC. A queda ficou a dever-se à quebra do consumo privado (-5,9%) e nomeadamente das exportações (-18,6%).

Estatísticas de causas

Depois de vários meses a apresentar valores surpreendentemente baixos devido aos critérios estatísticos, o número de desempregados inscritos registou um aumento homólogo de mais de 100 mil em Janeiro e assim continuará nos meses seguintes ao ritmo a que se esgotarem os apoios do lay-off..

O que esperar da bazuca?

O Dr. Costa gravou um vídeo a garantir que 4,6 mil milhões do PRR vão ser para as empresas, esquecendo-se de dizer para onde vai o resto. Pelas razões que aqui expus, o resultado vai ser mais do mesmo: dinheiro deitado em cima dos problemas, mais uns elefantes brancos e enriquecimento sem causa de empresários do regime e da grande família socialista em geral.

Quereis um exemplo? Aqui vai ele: 1,8 milhões para afundar num lago artificial de homenagem às vítimas de um incêndio florestal agravado pela incúria da administração pública, o equivalente a 0,7% dos fundos europeus destinados à floresta.

Se até os enfermeiros se vão embora porque ficariam os marroquinos?

Há uns meses desembarcaram no Algarve 97 marroquinos com grande fanfarra mediática sugerindo que o mundo estaria abarrotado de gente desejosa de viver no Portugal dos Pequeninos. A maioria dos marroquinos já desapareceu, presumivelmente para outras paragens.

Mais um mandato que não será renovado

Nazaré Cabral, a presidente da Conselho de Finanças Públicas, desmentida pelo ministério das Finanças sobre a falta de informação que apontou para calcular o défice orçamental, disso em entrevista ao Jornal Económico «isto não corresponde à verdade», uma maneira suave de dizer que o MF mentiu. Não irá longe.

Sem comentários: