Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/03/2021

CASE STUDY: O multiplicador de subsídios. O caso TAP

Ontem de manhã no parlamento o Dr. Miguel Frasquilho, presidente do CA da TAP e talvez a pessoa do PSD com mais sucesso no complexo político-empresarial socialista, mostrou a razão do seu sucesso ao invocar o multiplicador socialista como um verdadeiro pastorinho da economia dos amanhãs que cantam para justificar o dinheiro que vai ser afundado na empresa a que preside. Segundo o Dr. Frasquilho 

«A ajuda pública estimada até 2024 terá um impacto positivo na economia cerca de duas a três vezes superior até 2030, portanto, é um impacto positivo muito forte, que se verificará em todas as vertentes».

Para os cépticos que usam a história como referência, o passado da TAP sugere que o destino dos 4 ou 5 ou 6 ou seja lá o que for mil milhões de euros dos sujeitos passivos que Dr. Costa e o seu putativo sucessor Dr. Pedro Nuno Santos pretendem lá afundar, terão o destino dos anteriores.

Para as criaturas com fé o que se passou no passado não é necessariamente o que se passará no futuro. Reconhecerão que nas histórias da multiplicação já houve alguns exageros como o multiplicador 18 dos doutores Pereira e Jorge Andraz para as infraestruturas rodoviárias que aplicado aos autoestradas foi o que se viu - multiplicou a dívida em vez do PIB. Porém, neste caso, o multiplicador do Dr. Frasquilho é mais modesto.

Quem terá razão? Provavelmente ambos. O primeiros terão razão porque, no pior estado que até agora a TAP se encontrou e numa conjuntura para a aviação mais difícil que a TAP jamais enfrentou, até a recuperação do dinheiro que será afundado numa TAP controlada pelo governo seria um milagre. Os segundos terão também razão porque, não sendo o futuro igual ao passado, o dinheiro a afundar na TAP no presente e no futuro será um múltiplo do dinheiro afundado no passado.

Sem comentários: