Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/03/2021

"O governo socialista não acredita na iniciativa privada, nem na liberdade económica" (nem um grande número de portugueses)

«Posso garantir-vos. O dinheiro que vem de Bruxelas não vai apoiar o aparecimento e o crescimento das chamadas empresas de inovação, digitais e de novas tecnologias industriais. E não vai acontecer por uma razão muito simples: o governo socialista não acredita na iniciativa privada, nem na liberdade económica. Em suma, não acredita na capacidade dos portugueses para criarem riqueza livremente. Quase meio século depois do 25 de Abril, os portugueses continuam a não ter liberdade para construir a sua economia, as suas empresas, para testar a suas ideias e a sua iniciativa. É triste, muito triste.

Para os socialistas, o Estado é o princípio e o fim da economia. Vão usar receitas do século XX, que falharam, para desafios económicos e sociais do século XXI. As ideias erradas dos socialistas sobre a economia vão levar, mais uma vez, a um enorme desperdício de fundos europeus. Quando chegarmos ao fim do PRR, Portugal estará mais pobre do que hoje, em termos relativos europeus. É necessária muita arrogância, muita teimosia, muita ignorância e a satisfação de muitos interesses para transformar tantos fundos europeus em mais pobreza em vez de mais riqueza. Como é possível que passados tantos anos, os portugueses ainda não tenham percebido que a pobreza é o destino do socialismo? Se um dia a pobreza desaparecesse, ou diminuísse bastante, já não seria possível justificar este enorme Estado socialista. O socialismo e a pobreza são as duas faces da mesma moeda. Pobres portugueses, condenados ao socialismo.
»

O Estado socialista é o responsável pela pobreza de Portugal, João Marques de Almeida no Observador

2 comentários:

Anónimo disse...

É claro que o partido xuxalista é o partido mais podre do mundo mas a miséria de Portugal é devido ao reles,canalha,labregão,mandrião e debochado povo português. Afinal o xuxalismo não é pratica obrigatória para ninguem e a celebre frase da direitalha da treta de que "os portugueses têm o que merecem" é errada.a frase correcta é "os portugueses têm o sistema que adoram" e até a direitalha lavagante alinha a 100% com a esquerdalha caviar. Inté o mamadu bá é mais honesto e mais esperto que os portugueses que são os unicos verdadeiros culpados de toda a podridão e deboche que reina aqui desde pelo menos 1968. Assim é e assim será esta terreola nos próximos 100 anos,se ainda existir...

Anónimo disse...

O dinheiro que vem de Bruxelas não vai apoiar o aparecimento e o crescimento das chamadas empresas de inovação, digitais e de novas tecnologias industriais.

Eu aqui entendo isto dos apoios ao contrário.

1- Eu não vou apoiar um setor que acredito que esteja forte.
2- Para mim apoiar alguma atividade económica é não acreditar na iniciativa privada.

Minha questão?

Vai apoiar como? Subsidiar? Financiamento?

Qualquer apoio vai originar uma distorção do lado da oferta.

Na minha opinião, eu devo apoioar as atividades que são apoiadas por países concorrentes.
Só assim é que esssas empresas nacionais podem concorrer com uma estrutura de custos semelhante. Se não fizer estou a dizer que o setor não é importante. (como por exemplo o textil)

Fora da linha de pensamento anterior mas relacionado, um pensamento meu antigo:

Quando há subsidios a uma actividade económica exportadora, esses subsidios estão a beneficiar os consumidores desses países que importam os nossos produtos.

Isto dos subsídios ... é uma salgalhada.