Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

31/03/2021

Como atrasar irremediavelmente o plano de vacinação? Resposta: um dia de cada vez (32) - Brasil e Reino Unido como cortinas de fumaça

Média diária desde o início da vacinação em 27-12-2020; 70% da população vacinada no final de Setembro foi o objectivo definido pela ministra do SNS ; o Dr. Costa aponta para 100 mil pessoas incluindo "privados"

A task force de coordenação do plano de vacinação estima que para cumprir a meta de 100 mil doses por dia sejam necessários mais 2.500 enfermeiros, 400 médicos e 2.300 auxiliares.

Dúvida que ninguém parece ter: até agora o SNS não foi além de uma média semanal de 40 mil doses; se mais 2.500 enfermeiros conseguem administrar 60 mil doses adicionais, para atingir a meta das 100 mil só seriam precisos 4.200. O que andam a fazer 76 mil enfermeiros (Pordata)? 

A preocupação e a atenção que os nossos mídia não dedicam ao desastre da vacinação em Portugal gastam-nas com um Bolsonaro e um Brasil com 59 mil casos por milhão e 1.488 mortes por milhão contra os 81 mil casos por milhão e as 1.656 mortes por milhão de Portugal.

É uma cortina de fumaça semelhante ao que a CE, pela boca do comissário do Mercado Interno Thierry Breton, está a usar com a AstraZeneca para camuflar o desastre europeu das vacinas.

2 comentários:

Camisa disse...

Se houver dados disponíveis, penso que seria útil acrescentar uma coluna com as vacinas em armazém

Mário disse...

Para se atingir o valor de 100 000 vacinas por dia, o número de 2500 enfermeiros parece ajustado, já que dá mais ou menos 1800 por dia, atendendo a que trabalham 5 dias por semana. Se para cada vacina gastar 7 minutos, dá em média nas 7 Horas diárias 60 doentes o que multiplicado por 1800 enfermeiros, dá um valor superior a 100 000 vacinas por dia. Os registos das vacinas devem ser efectuado pro pessoal administrativo e não por enfermeiros. Se o número de enfermeiros no ano em curso aumentou mais de 3000 , qual a necessidade de contratar mais?