Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/04/2021

Contributos para um Dicionário do Correctês, do Inclusivês e de Outros Diacletos (2)

Continuação de (1
[Alguns destes termos são produto de recolha de contributos de estudiosos da novilíngua]

Afro-americano
Americanos negros cujos ascendentes deixaram África em média há mais tempo do que os americanos de origem europeia a quem não chamam euro-americanos.

Austeridade
Política de consolidação orçamental adoptada por governos de direita para aplicar as medidas negociadas por um governo de esquerda na sequência de uma bancarrota. As medidas de redução do investimento público e de cativação de despesas orçamental por governos de esquerda designam-se por "Rigor".

Centros de decisão nacional
Empresas com algum sucesso cujos donos as venderam a estrangeiros.

Coligação negativa
Uma votação coincidente de partidos da direita e da esquerda contra o PS. Não se aplica a votações da esquerda com o PS contra um governo de direita. Exemplo: votação do CDS, PSD, PCP e Bloco a favor do diálogo com os professores. 

Dinheiro do PS
Dinheiro do Estado que um governo PS esportulou aos sujeitos passivos para pagar uma obra que mandou fazer, como em «pintaram [a vereação de Rui Rio] os bairros, mas esqueceram-se de vos dizer que o dinheiro é do Estado, é do PS», Elisa Ferreira em visita a uma Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI).

Lesados
Alguém que por uma mistura de ignorância, mau aconselhamento e ganância acreditou numa versão da dona Branca do banqueiro do regime e acabou a perder dinheiro, como em "lesados do BES".

Orçamento suplementar
Um orçamento rectificativo aprovado pelo Partido Socialista.

Obeso
Um sujeito com excesso de peso a quem se costumava chamar gordo.

[Continua]

2 comentários:

Camisa disse...

Centros de decisão nacional
Curiosamente quando esses centros de decisão nacional que invocando esse mesmo motivo, não são vendidos, e são ocupados por comissários políticos do regime, rapidamente se tornam em autênticos elefantes brancos, vide Portugal Telecom, TAP etc.

Anónimo disse...

Só se aplica a empresas com algum sucesso, o que não é o caso da TAP.