Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/04/2021

A lei de Paretto na pandemia: 80% das mortes ocorrem em 20% da população, mas isso não interessa nada e confina-se toda a gente (2)

Um grande número de hospitais, médicos, seguradores, farmácias e fornecedores de dados reuniu 5 mil milhões de registos médicos relativos a 104 milhões de americanos e criou o Covid-19 Research Database e autorizando a Economist a ter acesso a esses dados.

Fonte

Os resultados da análise estatística dessa imensidão de informação estão representados no diagrama acima que mostra claramente que a idade e o sexo são os factores determinantes no risco de letalidade por Covid (representado a vermelho), como o post anterior já tinha ilustrado relativamente a Portugal e Inglaterra. Contudo, as comorbilidades - as doenças preexistentes - constituem outro factor importante que agrava o risco de morte sobretudo a partir dos 60 anos. 

Já quando à gravidade medida pelo risco de hospitalização (representado a preto), a idade continua a ser um factor decisivo, coexistindo porém com uma interacção mais complexa de vários factores relacionados com as comorbilidades. 

Uma vez mais, a lei de Paretto (*): 80% das mortes e das hospitalizações ocorrem nos 20% mais velhos e mais doentes.

(*) Evidentemente que a lei de Paretto é inferência empírica (com um suporte na curva de Gauss da distribuição normal) e não uma lei científica. É uma simplificação que ajuda a focar os factores importantes mas pode ser uma simplificação grosseira.

2 comentários:

Drift Financial Services disse...

Good luck & keep writing such awesome content.
Best dental clinic in Faridabad

Car Hire In Greater Noida

Drift Financial Services disse...

Always look forward for such nice post & finally I got you. Really very impressive post & glad to read this.
Web Development Company in Greater Noida
Software development company In Greater noida

Always look forward for such nice post & finally I got you. Thanks for sharing this content.
CMS and ED
CMSED

Homoeopathic treatment for Psoriasis in greater noida
Kidney Disease Homoeopathy Doctor In Greater Noida