Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/04/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (82) - Em tempo de vírus (LIX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

L'État c'est nous

Cumprindo o seu desígnio de ocupar o Estado sucial, o PS do Dr. Costa tem hoje um papel semelhante ao da União Nacional do Dr. Salazar fazendo os militantes socialistas instalados no aparelho do Estado as vezes dos funcionários situacionistas. O caso da Segurança Social é um bom exemplo. Segundo o levantamento do Observador, todo o Conselho Directivo do ISS e 12 dos 18 directores distritais são boys. O último nomeado como director-geral da Segurança Social é um caso paradigmático de um boy que fez o percurso dos gabinetes de Costa e Vieira da Silva.

A nomenclatura espera ansiosa o desencalhar da bazuca

Vencido o obstáculo do Tribunal Constitucional alemão que deixou passar a alteração que permitirá à CE financiar-se directamente nos mercados financeiros, ainda faltam nove países dos quais só a Holanda e a Áustria poderão levantar algum problema.

Por isso, já é audível o salivar das Forças Vivas de Nação (uma expressão usada no Estado Novo para designar as fraquezas moribundas nele penduradas), à espera dos fundos. Para citar Helena Garrido, até «os empresários ficaram aparentemente satisfeitos porque boa parte do aumento da dívida do país vai ser para eles.»

A tradição ainda é o que era

Numa espécie de homenagem póstuma ao Eng. Sócrates, por ocasião da limpeza da sua folha pelo Juiz Rosa, o Dr. Costa que havia sido forçado pela CE a retirar do PRR 140 milhões de euros para estradas resolveu financiá-las pelo OE2021. O que é uma coisa extraordinária a vários títulos, incluindo o à vontade magistral do governo ter enfiado no orçamento algo que lá não estava, depois de ter considerado inconstitucional a aprovação pelo parlamento do aumento da despesa relativa aos subsídios aos trabalhadores independentes.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Acredite se quiser: os seis helicópteros russos Kamov de combate aos incêndio florestais comprados por 40 milhões durante o mandato do Dr. Costa como ministro da Administração Interna (ver aqui o resumo da estória) e mantidos durante 11 anos a um custo anual de 10 milhões estão parados desde há três anos a aguardar uma auditoria para saber se vale a pena repará-los. Entretanto, mais de 4 milhões de peças propriedade do intermediário da compra continuam montadas nos helicópteros.

O PS no País dos Sovietes

Segundo um estudo «Inventário Crítico das Marcas da Política Local do Partido Socialista» (grande título), o PS governou 72% dos espaços urbanos durante pelo menos 12 anos ou mesmo mais de 24 anos.

Prepara-te Óropa. O comboio do pedronunismo está a caminho

Se o ridículo fosse mortal, o Dr. Medina teria garantido o lugar do Dr. Costa por falta de comparência do Dr. Pedro Nuno que não se poupa a proclamações grandiloquentes a propósito de tudo e de nada. Desta, vez falando à Óropa e ao mundo na qualidade de uma espécie de comissário dos comboios, postulou «Eu que sou muito adepto da ferrovia e quero que a ferrovia se expanda […] e também quero que as viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam da Europa

Boa Nova

A ministra da Agricultura que todos julgávamos desaparecida, ressuscitou para anunciar um apoio de 17,5 milhões para a instalação de redes anti-granizo nos pomares. Se a tradição ainda é o que era, aposto que um membro da grande família socialista impingiu as redes à ministra.

Foi anunciado um investimento de até 3,5 mil milhões num PIN em Sines que criará até 1.200 postos de trabalho num "hyperscaler data centre" que o departamento de marketing do Dr. Costa já baptizou de Sines 4.0. A parte menos glamorosa do PIN é que se trata no essencial dum "armazém de dados" cuja localização em Sines nada tem a ver com a alta tecnologia alentejana mas com o rasteiro facto de ser uma instalação cujos servidores consumirão 450 MW de energia barata que o governo se compromete a fornecer-lhe a preços módicos.

Boa Nova - modalidade habilitação ao concurso de provimento do lugar de SG do PS

O Dr. Pedro Nuno Santos, depois de várias semanas a engolir as afrontas dos anúncios modestos mas numerosos do Dr. Medina, facturou o lançamento do grandioso Plano Ferroviário Nacional. Por agora e na falta de dinheiro, o plano ficará em discussão durante um ano, o que mostra a sagacidade do Dr. Pedro Nuno que, percebendo que não terá dinheiro para torrar nos comboios, também percebeu que isso para a candidatura dele é igual ao litro, desde faça anúncios durante um ano que a sua rede de fiéis reproduzirá fielmente nas colunas dos jornais.

Choque da realidade com a Boa Nova

Como o anúncio da morte de Mark Twain, o anúncio do aumento substancial do dinheiro da bazuca directamente para as empresas foi manifestamente exagerado - foi um aumento de 4,6 para 5 mil milhões de euros.

O Banco de Fomento várias vezes anunciado para as «próximas semanas», sucedendo a um banco de fomento que fora privatizado por um governo PS, tinha ressuscitado há três anos e segundo o mesmo ministro já estava criado em Janeiro do ano passado, e que levou o governo a alterar o estatuto do gestor público para colocar os membros da grande família socialista, terá nove administradores e vinte e quatro directores cujos nomes terão de ser avaliados pelo BdP. A presidência do Dr. Centeno evitará um desenlace desagradável para a falta de qualificação da presidente nomeada que antes do Banco de Fomento foi adjunta de ministros e que até à sua nomeação só tinha entrado em bancos para tratar das suas contas.

Choque da realidade com a Boa Nova - modalidade gestão pedronunista

Com mais de mil e duzentos milhões de euros foi batido o recorde absoluto dos prejuízos da TAP sob a gestão do Dr. Pedro Nuno Santos.

O endividamento da economia, isto é, o total a dívida das famílias e empresas não financeiras, continua a sua ascensão imparável aumentando de 727,4 mil milhões para 751,4 mil milhões nos 12 meses terminados em Fevereiro.

Estórias da carochinha

O Dr. Leão conta no Programa de Estabilidade que não aumentará impostos, não haverá a austeridade e
ainda assim o rácio da dívida pública terá uma redução de 20 pp nos próximos cinco anos.

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS

O Conselho das Finanças Públicas também tem dúvidas quanto ao Programa de Estabilidade porque «não foram identificados projetos de investimento que permitam dinamizar os montantes reportados pelo MF para o ano 2021». É natural. Porque haveria o MF de se maçar a identificar projectos de investimento que não vão acontecer?

«Queda monumental»

No primeiro trimestre estima-se que o PIB tenha caído 5,2% relativamente ao mesmo trimestre do ano passado. Quanto ao desemprego, à medida que as aspirinas do lay-off vão perdendo efeito, o número de desempregados aumenta em Março 26% relativamente ao ano passado, atingindo 433 mil.

Os amanhãs que cantam

Segundo a CIP, metade dos empresários considera que o PRR não terá significado para a sua empresa e 90% prevê que não atingirá até ao final de 2021 o nível de produção anterior à pandemia. O ING, um grande banco holandês, considera que Portugal é o país da UE com maior risco de ter uma crise prolongada, por via das suas fragilidades e da exposição ao turismo.

1 comentário:

Bilder disse...

Falta um vice-almirante(ou afim) no combate aos fogos,assim talvez ainda tivessemos fragatas a tomar os lugar dos kamovs.