Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/04/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (79) - Em tempo de vírus (LVI)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS

A estória da autoestrada mexicana, que já contei, é um caso de redução de três faixas estreitas para duas faixas menos estreitas, anunciada como aumento de 50% da largura de cada faixa com apenas redução de um terço do seu número, seguida da reposição das três faixas, anunciada como um aumento de 50% do seu número. Foi esta estória que o Dr. Costa e os seus ministros andaram a contar nos últimos cinco anos enquanto anunciavam o fim da austeridade e aumentos de milhões do investimento público.

Depois de cinco anos, o Dr. Costa investiu sucessivamente 1,5% do PIB em 2016, 1,8% em 2017 e 2018 e 1,9% em 2019, e mesmo em 2020, em que PIB caiu 7,6%. o rácio ficou em 2,2%, inferior aos 2,3% do PIB do último ano do governo PSD-CDS. É claro que isso do ponto de vista do Dr. Costa é igual ao litro porque o que conta para ele são os anúncios. Para ele e para uns 60% de portugueses que, pelos vistos, o têm em boa conta.


O aumento em relação Janeiro de 2020 de 19 mil (54%) doentes à espera de cirurgia há mais de um ano, é apenas um dos factores que explica o excesso de mortalidade em relação à média que nos colocam no topo do ranking.

Via JMF no Observador

Na aritmética socialista o todo é menor do que a soma das partes

Com a prestativa colaboração dos mídia, com títulos como «Governo injeta sete mil milhões para desconfinar», o Dr. Costa e os seus ministros anunciam vezes sem conta apoios, subsídios, ajudas, isenções, moratórias ao abrigo de inúmeros programas, tudo embrulhado para encher o olho dos papalvos - uma estratégia que rende, como se vê. E no final, estamos a falar de quê? Estamos a falar de 1,1 mil milhões, porque o resto são flexibilidades, suspensões, adiamentos.

Temos décadas de experiência na engenharia orçamental

O Dr. Pedro Nuno Santos com as suas cavaladas na TAP que, acredita ele, elevarão o seu nome às alturas, engrossa o défice, enquanto o Dr. Leão se esforça por reduzir o impacto das cavaladas. Como perguntareis? Tentando convencer o Eurostat a não incluir a TAP no perímetro das administrações públicas, no que respeita ao défice, já que quanto à dívida pública não há nada a fazer, vai somar aos mastodônticos 270 mil milhões de euros que terão de ser pagos pelos sujeitos passivos, incluindo os 60% que apreciam o Dr. Costa.

A continuação da obra por outros meios

Alguém se lembra do Dr. Pedro Marques, actual eurodeputado e antecessor do Dr. Pedro Nuno Santos, que teve vantagem sobre este último de não gastar tanto dinheiro? Do seu exílio em Bruxelas, deu agora sinais de vida publicando um artigo de opinião no Politico propondo distribuir cheques de mil euros aos europeus. Não é que a coisa seja disparatada, afinal é isso que as administrações de Trump e Biden fizeram, mas porque raio a criatura não tenta convencer o seu criador Dr. Costa?

Boa Nova

O Sr. Almirante coordenador da task force anunciou que vão ser recebidas 35,8 milhões doses de vacinas, mas não explicou o que vai ser feito às 15,2 milhões doses que sobrarão depois de administrar 2 doses a cada um aos 10,3 milhões de residentes no Portugal dos Pequeninos.

O Dr. Centeno, na sua actual encarnação de governador do BdP, anunciou no dia 1 de Abril que o PIB irá ter «uma recuperação bastante rápida».

O BdP anunciou que o peso do crédito malparado ficou abaixo dos 5%, mas não explicou o que vai acontecer quando se esgotaram as moratórias-

Desta vez foi a vez de marcar presença na Boa Nova a Cóltura, cuja secretária de Estado anunciou com vários meses de atraso um «aumento considerável» (um milhão de euros) da verba para a Cultura no OE de 2021 para novas exposições. E a «grande novidade» é uma bilhética online.

Choque da realidade com a Boa Nova

O caminho para a chegada do maná da bazuca, ou da vitamina, é um caminho pedregoso. Inevitavelmente as pedras são colocadas pela extrema-direita, neste caso a alemã que interpôs uma queixa contra a emissão de dívida conjunta da EU.

Os prédios comprados a preços para amigos pelo Dr. Medina à Segurança Social, para o seu programa rendas acessíveis, no âmbito do lançamento da candidatura à sucessão do Dr. Costa, irão ser reabilitados a um custo que no caso do n.º 106 da Avenida da República atingirá 400 mil euros por apartamento. É difícil de perceber que uma câmara pretenda criar arrendamentos acessíveis àquele custo numa das zonas mais caras da cidade? A chave é o significado de acessível. Acessível aos apparatchiks que escorregarão pelos canais camarários.

Boa Nova - modalidade habilitação ao concurso de provimento do lugar de SG do PS

O Dr. Pedro Nuno Santos lançou por videoconferência o Ano Europeu do Transporte Ferroviário e anunciou aos jornalistas que quer manter o Lusitânia Lisboa-Madrid. Aproveitou para iluminar a audiência concluindo que «a liberalização falhou o aumento da quota do transporte ferroviário», como se tivesse sido esse o propósito da tímida liberalização. Só faltou dizer que a única forma de conseguir esse desiderato é nacionalizando o transporte ferroviário e obrigando os "utentes" a embarcar.

O challenger Dr. Medina, não encontrou anúncio melhor do que o do prolongamento do estacionamento gratuito.

Não obstante os esforços do governo para produzir a Boa Nova, os factos não ajudam. O volume de negócio do retalho, que tinha tido uma queda homóloga de 10,7% em Janeiro, teve em Fevereiro 14,5%. A produção industrial caiu em Fevereiro 2,4% também em termos homólogos. Sem surpresa, o turismo em Fevereiro afundou-se quase 90%.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Jornal Eco
Mas nem tudo são quedas. A dívida pública segue a sua ascensão imparável e aumentou 4,2 mil milhões em Fevereiro atingindo um novo máximo de 274 mil milhões.

Sem comentários: