Continuação de (1), (2), (3), (4), (5) e (6)
Há cinco anos, o Expresso e a TVI divulgaram as primeiras informações sobre os Papéis do Panamá entre os quais se encontrava uma lista de avenças e compensações pagas pelo GES a mais de uma centena de pessoas, incluindo políticos, gestores e jornalistas, lista até hoje não divulgada.
Mais tarde, o Expresso desculpou-se numa Nota Editorial pela não divulgação explicando que «a lista de alegados pagamentos não está nos Panama Papers. Está no Ministério Público», contrariando o que escreveu inicialmente em que referiu a lista como parte dos Papéis do Panamá a que tiveram acesso. Em qualquer caso estar no MP ou noutro sítio qualquer não impediria que a ela se tivesse acesso, como a qualquer outra informação "protegida" pelo segredo de justiça.
A única protecção eficaz do segredo de justiça é a doutrina corporativista dos jornalistas em geral que mantêm um prudente silêncio, com a excepção conhecida de Vítor Rainho no jornal i.
Entre a comentadoria também o silêncio é a regra, ainda para mais porque os nomes de alguns dos opinion dealers podem constar da lista de Salgado. Que tenha reparado, só António Galamba - uma bête noire do Dr. Costa - insistiu em Os jornalistas no saco azul do GES e a teoria geral do funil e agora em Os nomes dos jornalistas avençados do saco azul do GES já prescreveram?
1 comentário:
Para esta lista não vir a público num país em que o CM tem olhos em todo o lado é porque muita gente está mesmo a fazer um poderosíssimo esforço para o impedir. A ver vamos se alguma vez verá a luz do dia em tempo útil para desmascarar muitos avençados que por aí pululam alegremente a apontar dedos, quais virgens impolutas.
Enviar um comentário