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02/04/2021

TIROU-ME AS PALAVRAS DA BOCA: Os jornalismos promocionais de artes e negócios como modalidades do jornalismo de causas

Pelo menos desde os tempos em que se começou a dedicar à promoção do socialismo costista, não me lembro de ter lido alguma coisa do Dr. Pacheco Pereira que tivesse vontade de citar. Até ontem, dia em que encontrei (via SOL) o que ele escreveu na Sábado sobre dois temas relacionados com modalidades do jornalismo de causas, temas recorrentes aqui no (Im)pertinências que encontram pouco eco nos mídia, et pour cause.

O jornalismo de promoção de "artistas" e da Cóltura
Por boas e más razões [o Correio da Manhã] poupam-nos as páginas excessivas sobre a "cultura", muitas vezes resultado de lóbis culturais que têm acesso aos jornalistas. Já disse mais do que uma vez que valia a pena deixar passar um ou dos anos a reverter a "obra" de muitas revelações artísticas com direito a páginas de texto e que depois não dão em nada.
O jornalismo de promoção do sucesso tecnológico e empresarial
O mesmo para start-ups anunciadas como grandes sucessos tecnológicos e empresariais (…) São artistas e é o que conta, ou seja, a moda, as amizades, os conhecimentos e os negócios sem escrutínio nem julgamento é que contam.

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