Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/04/2021

O impacto do confinamento na educação é mais intenso nos alunos de famílias pobres, de onde do confinamento resulta mais desigualdade

«Quão prejudicial tem sido o confinamento para a educação das crianças? Um estudo da Universidade de Oxford tentou quantificá-lo analisando dados de alunos holandeses que, ao contrário da Grã-Bretanha, onde os exames foram cancelados, fizeram testes antes e logo após o primeiro confinamento na primavera passada.

Se as crianças de algum país conseguiram passar pelo confinamento sem problemas com a sua educação, sugerem os autores, deveriam ser as da Holanda. Lá, as escolas ficaram fechadas por um período relativamente curto - oito semanas - e a penetração da banda larga nas residências é maior do que em qualquer outro país. No entanto, isso não impediu que as crianças regredissem em uma média de três pontos percentuais nas suas pontuações nos testes entre fevereiro e junho passado.

Mais preocupante ainda, o nível de educação dos pais foi um grande preditor de queda no desempenho - quanto menos qualificados academicamente os pais, mais as crianças regrediram: com as pontuações caindo 60 por cento mais nos grupos com pais menos educados. Isso confirma o que também se suspeitava na Grã-Bretanha - que a educação em casa favorece as crianças com pais proativos que têm os conhecimentos e a inclinação para se tornarem professores substitutos.

O estudo de Oxford analisou os resultados dos testes em crianças de 8 a 11 anos em 15% das escolas primárias holandesas, e comparou a mudança no desempenho entre fevereiro e junho com o que tinha sido nos anos anteriores. Ele descobriu que as crianças de dez anos eram, por uma pequena margem, a faixa etária mais afetada. As capacidades de leitura foram as mais afetadas, seguidas por matemática e leitura. A queda no desempenho foi mais acentuada entre aqueles que, antes do confinamento, estavam no meio da faixa de conhecimentos. Os que estão no topo saíram-se um pouco menos mal, talvez porque tivessem mais motivação para trabalhar durante o confinamento. Os que estão na base também se saíram um pouco menos mal, possivelmente porque seu desempenho teve menos chance de cair. O desempenho das raparigas diminuiu um pouco mais do que o dos meninos.

O estudo afirma uma das desvantagens do cancelamento de exames e testes em escolas inglesas: não temos dados adequados para analisar o efeito do confinamento em alunos ingleses. Pelo contrário, os efeitos do confinamento na Inglaterra foram mascarados pelo uso de notas previstas não ajustadas para fins de GCSE e A-levels. Qualquer pessoa que olhasse isoladamente para os resultados dos exames do ano passado em relação aos anos anteriores, sem saber nada sobre a Covid-19, chegaria à conclusão de que as crianças de repente se tornaram muito mais inteligentes ou que os padrões de ensino sofreram uma melhoria dramática. Eles não imaginariam que, na verdade, o oposto quase certamente aconteceu, e conhecimentos das crianças caíram devido à interrupção da educação. Podemos ser gratos aos holandeses, pelo menos, por persistirem com testes que revelaram que, mesmo no "melhor cenário" de um confinamento curto e boa banda larga, a educação de crianças em idade escolar foi profundamente afetada.»

O impacto do confinamento na educação, Ross Clark na newsletter da Spectator

1 comentário:

Anónimo disse...

A-> O nível de educação dos pais foi um grande preditor de queda no desempenho

Correlação ou causa? -- A falta de qualidade de ensino público é a causa.

Como está explicado mais a baixo "educação [em casa*] favorece as crianças com pais proativos que têm os conhecimentos e a inclinação para se tornarem professores substitutos"

*A educação em casa ou na escola,

Não é uma questão pandémica, é endémica.

Mas o objetivo do estudo é mais comunismo. Atirar a areia para os olhos.

A desresponsabilização da familia na educação, justificando um mau serviço público, com a proatividade dos pais com mais formação.

A escola pública (não estou a dizer que o estado não pague a educação aos desfavorecidos) é a prepetuação da miséria.