Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/04/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (81) - Em tempo de vírus (LVIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Na aritmética socialista o total é menor do que a soma das parcelas

Se somarmos todos os subsídios, apoios, empréstimos, perdões, donativos, anunciados pelo governo do Dr. Costa obteremos incontáveis milhares de milhão. Mesmo que só consideremos o último dos múltiplos anúncios da mesma coisa obteremos muitos milhares de milhão. A UTAO - Unidade Técnica de Apoio Orçamental fez as contas e em 2020 estimou o custo total das medidas em 4,5 mil milhões de euros, ou o equivalente a 2,2% do PIB. Quando comparados com os 18% do Reino Unido, os 26% dos EUA ou mesma média modesta de 11% da UE, somos forçados a concluir que o governo do Dr. Costa é o melhor nos anúncios e o pior nos resultados, também nesta matéria.

O multiplicador, ontem, hoje, amanhã e sempre

A explicação para a referida anomalia na aritmética socialista poderia muito bem ser o efeito do multiplicador socialista do qual o (Im)pertinências já apresentou muitas dezenas de exemplos, a que se acrescenta hoje mais um. O ministério das Finanças postulou no Programa de Estabilidade que os 16,6 mil milhões de euros de fundos europeus do PRR irão multiplicar-se em 23,3 mil milhões na economia. Enfim, sempre é um multiplicador mais modesto do que o impacto dos 18 milhões que teria cada milhão torrado nas autoestradas. Poderia então concluir-se que quanto mais o dinheiro europeu fosse injectado na economia, melhor e, nesse caso, ficaria por compreender o que teria levado o Dr. Costa a usar só uma pequena parte do crédito disponibilizado pela bazuca.

O Plano de Recuperação e Resiliência, bazuca ou vitamina como terreno de disputa do Dr. Costa e do Dr. Marcelo

A bazuca continua estacionada no Tribunal Constitucional alemão, mas por cá já serve de pretexto para o Dr. Marcelo tentar marcar uns pontos face a um Dr. Costa que irritado pela ratificação dos apoios aos trabalhadores independentes já começou a pôr a merda do Dr. Marcelo na ventoinha dos mídia amigos, desenterrando o depoimento do falecido de Queiroz Pereira que ligou o Dr. Marcelo ao Dr. Salgado através da "namorada". O Dr. Marcelo aproveita a bazuca para, via a sua jornalista-porta-voz do Expresso, insinuar que ele conseguirá extrair mais dinheiro para as empresas.

Boa Nova

O Dr. Costa himself anunciou 252 milhões para a investigação e economia do mar, milhões que provavelmente serão deitados ao mar, so to speak.

Boa Nova - modalidade habilitação ao concurso de provimento do lugar de SG do PS

Mais uma semana em que o Dr. Medina marca pontos face ao seu adversário Dr. Pedro Nuno Santos anunciando 1,5 milhões de donativos para agentes da cóltura.

Choque da realidade com a Boa Nova

As iniciativas do Dr. Medina no domínio da habitação têm-se multiplicado. Além do Programa de Arrendamento Acessível, há o Regime de Renda Acessível, o Renda Segura e o PRA Concessões que têm entre si de comum serem um fiasco sem resultados práticos dignos de nota. Leitura recomendada: A falácia e a imoralidade do “Arrendamento Acessível” da CML,

Choque da realidade com a Boa Nova - modalidade gestão pedronunista

Em Outubro o Dr. Pedro Nuno Santos contratou a empresa Korn Ferry para fazer a selecção do CEO da TAP. Nos últimos seis meses todas as semanas são plantadas "notícias" sobre os progressos na contratação e por ultimo foi divulgado o nome do escolhido Jaan Albrecht Binderberger, ex-CEO da Saudi Arabian Airlines. Pois parece que a coisa encalhou outra vez por causa do salário proposto e porque ainda não existe um plano de reestruturação aprovado. Arrisco prever que será muito difícil encontrar um CEO experiente e competente disposto a aceitar ser figura decorativa e homem de mão do Dr. Pedro Nuno - para isso já lá está o Dr. Frasquilho.

«Estamos preparados»

Fechado um ciclo anual de pandemia, os números divulgados pelo INE mostram que do excesso total entre Março do ano passado e Fevereiro deste ano face à média da mortalidade só 70,8% são explicados pela Covid, o que deixa quase 30% para serem atribuídos ao colapso do SNS.

Estará o SARS-Cov-2 a atacar as meninges da nomenclatura política?

Por um lado, o Dr. Brilhante Dias, o mesmo que encomendou os ventiladores à China que ninguém sabe se chegaram, anunciou em tempos uma fábrica de enchimento de frascos com vacinas Covid-19. Por outro lado, o presidente da câmara de Cascais anuncia uma fábrica em Sintra que produzirá 400 milhões de vacinas russas por ano. Ainda por outro, a Apifarma garante que o fabrico de vacinas é inviável porque não existem técnicos e operadores nem capacidade industrial de biotecnologia. Talvez a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica não disponha da informação detida pelos outros dois especialistas.

«Queda monumental»

Se, como vimos, o governo do Dr. Costa foi dos que menos gastou a apoiar a economia, obterá em contrapartida o segundo lugar nos países com maior queda este ano, face ao cenário sem pandemia, entre os 17 países da UE de que já se conhecem dados.

Confirma-se que o sector de serviços está a ser o mais afectado, caindo novamente 20% em Fevereiro em relação ao ano passado, com a restauração e o alojamento local a apresentaram quedas abissais.

O inigualável marketing socialista

O governo do Dr. Costa falha em muita coisa, mas é um paradigma no marketing. Até as coisas mais triviais e previsíveis como os reembolsos do IRS são anunciados milhares de vezes, como se a restituição do dinheiro dos contribuintes fosse um donativo do PS.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

O Dr. Leão estima que a meta prevista nos tratados europeus da dívida pública de 60% do PIB só será alcançada em ... 2069. Dificilmente o Dr. Leão poderia encontrar melhor altura para nos informar do que a divulgação pelo Dr. Ivo Rosa do branqueamento do autor do princípio em título.

Sem comentários: