Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/04/2021

Como atrasar irremediavelmente o plano de vacinação? Resposta: um dia de cada vez (42) - Depois do foguetório, mais do mesmo

Média diária desde o início da vacinação em 27-12-202070% da população vacinada no final de Setembro100 mil pessoas incluindo "privados"maiores de 60 anos vacinados na primeira semana de Junho

Depois do foguetório de cinco dias acima dos 60 mil e um dia com quase 120 mil, de volta aos 30 mil. É a confirmação do amadorismo ou, mais rigorosamente, do mau profissionalismo, porque amador não significa mau ou medíocre, significa que se faz com gosto.

Na União Europeia, que está muito atrás do Reino Unido e dos EUA, a posição de Portugal, com 23,5% da população com pelo menos uma dose e 8,0% com as duas, relativamente à média de 22,9% e 8,4%, posiciona-nos a meio da tabela o que nos classifica como medíocres no género europeu, que é medíocre no género países desenvolvidos. Porém, quando olhamos para o ranking europeu da vacinação por grupo etário, constatamos uma situação curiosa e muito significativa (fonte ECDC).
  • > 80 anos  - 6.º 
  • 70-79 anos - 18.º
  • 60-69 anos -  18.º
  • 50-59 anos - 10.º
  • 25-49 anos - 9.º
  • 18-24 anos - 16.º
Como explicar melhores situações em escalões de menor risco, em detrimento dos escalões de maior risco? A prioridade à freguesia eleitoral dos funcionários públicos não deve ser estranha a este resultado.
 
E o que diz S. Ex.ª, o presidente dos melhores entre melhores? Diz que em Portugal a vacinação decorre com «a flexibilidade compatível» com a falta de vacinas. Flexibilidade? Sem dúvida, se por flexibilidade se entender variabilidade que vai de menos de dois milhares para mais de uma centena de milhar de doses diárias. Falta de vacinas? O stock de doses na UE é 18,5 milhões (132,9 distribuídas e 114,4 administradas e em Portugal só Deus sabe, mas acaba de ser anunciada a entrega de 1,2 milhões de doses da Pfizer.

Sem comentários: