Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/05/2020

ARTIGO DEFUNTO: A lista de Salgado (6)

Continuação de (1), (2), (3), (4) e (5)


Parece haver só duas pessoas em Portugal que não esqueceram o maior escândalo do jornalismo de causas, na modalidade saco-azul. Um deles é este vosso escriba e o outro é António Galamba - actualmente uma bête noire do Dr. Costa - que reincidiu há dias com outro artigo sobre o assunto: Os jornalistas no saco azul do GES e a teoria geral do funil.

Tudo começou há quatro anos quando o Expresso e a TVI divulgaram as primeiras informações sobre os  Papéis do Panamá entre os quais se encontrava uma lista de avenças e compensações pagas pelo GES a mais de uma centena de pessoas, incluindo políticos, gestores e jornalistas até hoje não divulgada.

Muita gente, incluindo eu próprio, entendeu que essa lista fazia parte dos Papéis do Panamá. Mais tarde o Expresso publicou uma Nota Editorial onde esclareceu que «a lista de alegados pagamentos não está nos Panama Papers. Está no Ministério Público».

Seja no Ministério Público, seja noutro lado qualquer, o assunto morreu desde então. Perdão, o assunto foi morto pela doutrina corporativista dos jornalistas em geral que desde então guardaram de Conrado o prudente silêncio, com pouquíssimas excepção, entre as quais destaco Vítor Rainho no jornal i.

Sem comentários: