Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/05/2020

De volta ao Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (14) - O que teria acontecido sem confinamento? (1)

Este post faz parte da série De volta ao Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva.

Num comentário a um post anterior em que me questionei sobre se há infectados que não foram testados?, perguntava um leitor «qual seria a taxa de letalidade caso não houvesse isolamento? Estamos a comparar a letalidade de uma gripe comum sem isolamento com a taxa de letalidade do covid em isolamento

Também faço a mim próprio essa pergunta para a qual não tenho uma resposta, nem parece que alguém tenha. Ainda assim há alguns factos soltos que podemos relacionar delimitando a nossa ignorância .

Comecemos por constatar que em todos os países a maior parte dos óbitos é de idosos, sobretudo idosos com saúde debilitada. Veja-se o diagrama seguinte com os dados de Itália e do Reino Unido, sendo caso de Itália o mais óbvio, com cerca de 80% dos óbitos de pessoas acima dos 70 anos.

Fonte
Pelo contrário, a letalidade nas pessoas mais novas é residual e em muitos casos associada a doenças crónicas. Por exemplo em Portugal, a primeira vítima com menos de 30 anos estava hospitalizada há um mês e tinha outras duas patologias associadas.

Sabendo-se que a letalidade mais alta atinge os mais idosos não surpreende que a proporção de vitimas provenientes de lares de idosos seja muito significativa - cerca de 37% em Portugal.  No Reino Unido, onde as mortes por Covid-19 nos lares não estavam a ser consideradas, estima-se que actualmente possam representar metade do total (BBC).

A pergunta nesta altura inevitável é como explicar que o grupo mais letalmente atingido pelo Covid-19 seja precisamente o mais confinado?

(Continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro:

"A pergunta nesta altura inevitável é como explicar que o grupo mais letalmente atingido pelo Covid-19 seja precisamente o mais confinado?"

No dia 23/4 fiz essa pergunta por outras palavras!

Como já morreu quem queriamos proteger, para quê a palhaçada das mascaras?

[pensando melhor é um fartote ver a Assembleia naquele papel]


Liberdade!!