Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/05/2020

NÓS VISTOS POR ELES: A pedinchice mal-educada aos olhos de um emigrado

«O caso é que os nórdicos esforçam-se por poupar, ter a casa em ordem, confiam nos governos e nas instituições e fazem quanto podem para que o futuro dos seus filhos seja melhor do que o deles. Ao mesmo tempo veem que uma boa fatia das suas poupanças é dada aos países meridionais a fundo perdido, e esses surpreendem-nos, não só por se mostrarem desagradecidos mas por, ainda por cima, terem a lata de lhes chamar repugnantes. O pedinte a insultar quem o favorece é uma situação que mesmo numa comédia teatral seria insólita.»

Rentes de Carvalho, um escritor português emigrado há mais de 60 anos que é mais celebrado na Holanda do que em Portugal, em entrevista ao DN.

5 comentários:

Anónimo disse...

Um homem holandês usando nacionalidade portuguesa porque lhe convém.
ao

Anónimo disse...

Aditamento:
Um pulha, um refractário ou um desertor, como conheço tantos.
ao

Unknown disse...

Rentes de Carvalho tem 90 anos, logo fica fora das categorias refractário ou desertor. Só muito tardiamente a sua qualidade literária foi conhecida/reconhecida em Portugal.
A observação em relação à "pedinchice cigana" corresponde ao sentimento da Europa protestante quanto aos católicos do sul.
A Noruega recusou firmemente a adesão à "U"E com adjectivos bastante "gráficos"...

Anónimo disse...

Quero lá saber das suas obrigações com Portugal.
Foi, ´r e será sempre um pulha.
ap

Anónimo disse...

Sois das pessoas que também endeusam Aquilino Ribeiro: era o quarto homem na fila dos escolhidos para o assassinato do Rei.
Mais um bandido que logo fugiu para Paris e só voltou quando a monarquia acabou.
Um excelente escritor. Mas um pulha.
ao