Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/05/2020

De volta ao Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (13) - Há infectados que não foram testados? (2)

Este post faz parte da série De volta ao Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva.

O último post terminava assim:
Para finalizar, com dados mais recentes, a Agência Sueca de Saúde Pública estimou que «há aproximadamente 75 casos não confirmados em cada caso notificado de Covid-19». Na Cidade de Nova Iorque onde foram testados 156 mil casos positivos, a percentagem de infectados segundo o mayor Cuomo foi estimada em 21,2% ou seja cerca de 1,8 milhões, isto é 12 por cada caso testado, significando que a taxa de letalidade não é 7,5% (11.708/156.100) mas 0,65% (11.798/1.800.000), uma vez mais, comparável à gripe comum.
É nesta altura que surge a inevitável pergunta: se há indícios significativos de que o número de pessoas infectadas sem sintomas é várias vezes superior ao número de testes positivos, porque ainda não foram feitos testes aleatórios a uma amostra representativa da população?
Finalmente os testes serológicos que permitem detectar as pessoas infectada com algum rigor foram feitos «pela Fundação Champalimaud e pelo Algarve Biomedical Center (que) testou 1235 funcionários da proteção civil, forças de segurança, centros de saúde ou lares no concelho de Loulé. E concluiu que a taxa de infeção, ainda que baixa, é de 2,8%, ou seja, 14 vezes superior ao que tinha sido detetado pelos testes até agora» (Expresso)

Em conclusão: o número de pessoas infectadas sem sintomas é várias vezes superior ao número de testes positivos e, em consequência, as taxas de letalidade são várias vezes inferiores às que têm sido anunciadas.

Sem comentários: