Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/05/2020

O estranho caso do Dr. Centeno e do Sr. Mário ou o Centeno deles não é igual ao nosso

Há vários Centenos. Há o Centeno ministro-herói das "contas certas", há o Centeno que com as mesmas "contas certas" estraga os planos de comunistas e bloquistas para aumentar ainda mais a despesa pública e engordar o Estado Sucial, há o Centeno em Frankfurt - mais um português no topo do mundo, entre outros.

Mas também há um outro Centeno, o Centeno visto de Frankfurt, neste caso visto pelo Frankfurter Allgemeine Zeitung desta manhã, num artigo com o título «Mário Centeno hört auf» (Mário Centeno pára):

Crescente descontentamento

«Certamente, vários ministros das finanças do euro estavam cada vez mais insatisfeitos com a presidência de Centeno. O português estava sempre mal preparado e, ao contrário de seu antecessor, foi incapaz de liderar discussões e encontrar compromissos na disputa por questões de facto, segundo diplomatas da UE. O exemplo mais recente é a videoconferência do Eurogrupo na noite de 8 de Abril, na qual os ministros discutiram em vão sobre um pacote de ajuda corona durante 16 horas. Os participantes descrevem a reunião virtual como um "pesadelo".

Os portugueses interromperam repetidamente a sessão para discussões individuais e literalmente deixaram os outros participantes sentados no escuro por horas. O facto de os ministros ainda chegarem a um compromisso dois dias depois deve-se inteiramente à intervenção da chanceler Angela Merkel (CDU) e do presidente francês Emmanuel Macron, bem como às negociações preliminares entre Scholz e seu colega francês Bruno Le Maire.

É uma questão em aberto se Centeno notificará oficialmente os seus homólogos da renúncia na videoconferência do Eurogrupo nesta sexta-feira. Aparentemente, ele decidiu concluir as negociações sobre o "fundo de reconstrução" de Corona, que ele próprio deseja. No entanto, isso não é realista, porque os chefes de estado e de governo tiraram o assunto do Eurogrupo das suas mãos e esperam uma proposta da Comissão da UE sobre como um programa de estímulo económico pode ser financiado pelo orçamento da UE.»

1 comentário:

Unknown disse...

Alguma menção, mesmo de fugida, ao assunto e ao bípede, nas folhas de couve da paróquia ( para não mencionar os psitacídeos televisivos... )?