Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/05/2020

NÓS VISTOS POR ELES: Os portugueses cumprem os padrões que exigem dos outros?

Expresso

Só faltou dizer que é por causa do Trump. Será assim? Podemos perguntar a Rita Carreira que vive e trabalha nos EUA há 25 anos. Eis o que ela nos conta da sua experiência:

«São muitos os portugueses que me perguntam se estou bem nos EUA. Eles falam comigo como se a minha vida estivesse em perigo. E hoje alguém me enviou um artigo do Expresso dizendo que pessoas de ascendência portuguesa estavam a ter problemas para conseguir ajuda nos EUA porque não sabiam falar inglês. Acho isso muito estranho porque quando marco uma consulta no médico, por exemplo, me perguntam em que idioma eu gostaria de comunicar. Hospitais e polícias têm uma rede de voluntários que podem falar línguas estrangeiras e ajudar em caso de emergência. Eu sei porque, quando eu morava em Stillwater, OK, eu era a intérprete voluntária de língua portuguesa.

Há menos de duas semanas, enquanto falava com uma amiga russa que mora em Houston, TX, ela reclamou comigo que, no centro comunitário que frequentava, eles tinham informações em espanhol. Ela achou que tudo deveria estar em inglês. Eu disse-lhe que os EUA não têm uma língua oficial; na verdade, se ela fosse para Chinatown, os nomes das ruas estariam em chinês. Se você for para East Providence, RI, há nomes de rua em português. Nos EUA, você pode passar sem falar inglês, se quiser. Muitas pessoas fazem isso.

Quando comecei meu emprego actual, uma das minhas colegas de trabalho era brasileira e ela estava a passar alguns meses nos EUA para se familiarizar com o negócio americano. A nossa empresa contratou alguém, uma pessoa americana, para a conduzir e levá-la a lugares como o banco para ela abrir uma conta, o escritório de Segurança Social, etc., ainda que ela falasse um inglês perfeito. Sim, há pessoas aqui que ganham a vida honestamente ajudando os outros a navegar na burocracia.

Mesmo quando eu vim para os EUA como uma estudante de intercâmbio, quase 25 anos atrás, um dos assistentes do Study Abroad Office levou-me ao campus para arranjar um quarto numa residência, comprar um plano de refeições, inscrever-me para as aulas, abrir uma conta de estudante, inscrever-me para fazer o TOEFL (exame de proficiência em língua inglesa), etc. Nessa altura, no meu dormitório, havia estudantes voluntários que nos acompanhavam pelo campus para nos mostrar onde estavam nossas aulas. É assim que a América funciona. Há muitas pessoas dispostas a ajudar os outros e o sistema é baseado em pessoas que se ajudam umas às outras.

Mas vamos virar a mesa e ver se os portugueses cumprem os padrões que exigem dos outros. É prática comum em Portugal facilitar a vida de ucranianos ou alemães, por exemplo? Hospitais e escritórios do governo oferecem acesso a tradutores e intérpretes? E como se está a sair a comunidade de expatriados em Portugal com esta pandemia?»

Esclarecimento a esta pergunta: a Rita Carreira (que não conheço) escreve em português e inglês. Ao contrário da maioria dos posts em português, o post que citei está redigido em inglês que traduzi usando a tradução automática "brasileira" da Microsoft que não está propriamente formatada para as especificidades do português falado pelos 4% de falantes portugueses que residem neste país. Fiz algumas ligeiras adaptações sem me esforçar muito porque acho que é igual ao litro. O que verdadeiramente importa é mostrar que estão erradas duas ideias generalizadas no Portugal dos Pequeninos: uma sobre os EUA e outra sobre o direito divino que julgamos ter a que os outros nos tragam ao colo, dispensando-nos de dar corda aos sapatos e fazer pela vida.

4 comentários:

Unknown disse...

A Rita Carreira exprime-se em "brasileiro" ?!...

Anónimo disse...

É preciso pachorra para aturar gente tonta, para não dizer burra, para não dizer estúpida.
ao

Unknown disse...

Não era uma pergunta, obviamente...
De qualquer maneira , os meus agradecimentos pela disponibilidade extremamente bem educada face à ligeiríssima provocação.
Cpmts.

JSP

Anónimo disse...

Enfiou a carapuça!
ao