Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/05/2020

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (30) - Eles sabem que nós existimos. Que bom!

Outros portugueses no topo do mundo.

Tenho usado esta série de post para ironizar com a obsessão, filha de um complexo de inferioridade, dos jornalistas portugueses (na verdade, também de muitos outros que não são jornalistas) em encontrar portugueses que eles acham se encontram no topo do mundo, mas em rigor são criaturas citadas pelos mídia estrangeiros.

Desta vez é diferente. Trata-se de jornalista estrangeiros, no caso da revista inglesa Spectator que na sua newletter cita um responsável do think-tank de temas de saúde Nuffield Trust, que faz uma referência elogiosa aos procedimentos nos hospitais portugueses.

Quote of the day
‘I was talking to the chief executive of a teaching hospital in Portugal who are testing their staff much more than weekly, some of them are being tested daily.’
Nigel Edwards from the Nuffield Trust telling the Commons health committee that UK needs to test NHS staff more often. 

Não é preciso embandeirar em arco. Afinal, com 10 milhões de tugas, ou 0,14% das criaturas de quatro patas deste planeta, o mais elementar cálculo de probabilidades diz-nos que em cada milhão de referências nos mídia a pessoas apresentáveis como exemplo ou com notoriedade a nossa quota são umas 1.400 referências, se não formos menos exemplares ou notórios do que a média.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fiquei na dúvida:
Bichos de 4 patas, ou
Bípedes de 4 patas.
10 milhões de tugas? A indefinição adultera qualquer valor estatístico.
Emendem sff, já que ainda não cheguei ao princípio da tarde.
Abraços