Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/03/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (78) - Em tempo de vírus (LV) (2.ª parte)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

[Esta é a segunda parte da Crónica cuja primeira parte foi publicada ontem, domingo]

Boa Nova - modalidade energia

Depois de relerem Michael Porter com 30 anos de atraso, foi pré-anunciado que em Maio será anunciada a constituição do cluster português das baterias. Ou não, porque, pelos vistos, se a Volkswagen escolher a Espanha para a fábrica de baterias (no vosso lugar, apostaria neste cavalo) a coisa pode ficar pelo anúncio.

Boa Nova - modalidade vacina

Sr. Almirante das vacinas anunciou (depois de um certa contenção anunciativa, sucumbiu aos anúncios) que Portugal terá 11,3 milhões de doses no segundo trimestre e que serão administradas 95 mil vacinas por dia no segundo trimestre. O Dr. Costa puxou dos galões subiu a parada e anunciou 100 mil vacinas por dia em Abril.

Também foi anunciado que serão recebidos um milhão de testes rápidos na próximas semanas.

Boa Nova - modalidade habilitação ao concurso de provimento do lugar de SG do PS

Uma vez mais, o vencedor da semana passada foi o Dr. Pedro Nuno Santos que anunciou já ter encontrado três interessados para comprar a participação do "privado" Alfredo Casimiro que o o enganou gravando uma boutade em que o ministro disse que seria zerada a participação do "privado" tanso da TAP. O pobre Dr. Medina não conseguiu mais de que anunciar que «prepara aquisição de quase 240 mil plantas». É certo que com este anúncio o Dr. Medina ainda fica com mais quatro anúncios em carteira (o anúncio que terminou a preparação, o anúncio da decisão, o anúncio da compra e o anúncio da entrega), mas a verdade é que a negociação do Dr. Santos tem muito mais potencial para anúncios até por uma prosaica razão: o Dr. Santos não pode vender uma participação que não é do Estado (nem dele).

Choque da realidade com a Boa Nova

Para se atingirem os números anunciados serão necessários 150 centros de vacinação em massa e para tal serão precisos enfermeiros que as autarquias se queixam de não serem suficientes, apesar de umas contas de merceeiro que fizemos indicarem que com 76 mil enfermeiros muita coisa poderia ser feita.

Depois de muitos anúncios de muitos milhares de milhão, vai a ver-se e nas medidas de apoio relacionadas com pandemia em Janeiro e Fevereiro, com o país quase fechado, o governo gastou 1,1 mil milhões ou seja menos do que já enterrou na TAP.

Anunciada há um mês e meio a task force da testagem em massa reuniu-se pela primeira vez.

Choque da realidade com a Boa Nova - modalidade gestão pedronunista

«O Ministro Pedro Nuno Santos anunciou em 30 de julho o seguinte: “Faremos um processo de seleção contratando uma empresa que tem no quadro da sua atividade procurar no mercado internacional uma equipa qualificada para gerir a TAP … O processo de seleção demorará certamente semanas, pelo que, deverá ser encontrada uma equipa transitória para liderar os destinos da transportadora”.
No entanto, apenas em 10 de outubro o Governo contratou a empresa Korn Ferry para fazer a seleção do CEO; Passados 8 meses (quando o Ministro dissera que “o processo de seleção demorará certamente semanas”) a SIC soube em 5 de março que “O gestor mais bem posicionado como candidato à presidência da Comissão Executiva da TAP é o alemão Jaan Albrecht Binderberger, ex-presidente da Saudi Arabian Airlines”. Na mesma data, o Expresso refere que “O Ministério das Infraestruturas, de Pedro Nuno Santos, não confirma o nome de Binderberger, que só se irá tornar uma escolha definitiva e pública depois da aprovação do plano de reestruturação da TAP pela Comissão Europeia”.» (Miguel Júdice no Expresso)

Sem comentários: