Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/03/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (78) - Em tempo de vírus (LV) (1.ª parte)

 Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

[Esta edição da Crónica vai ser dividida em duas partes: esta que sai hoje, Domingo, e a parte da Boa Nova que será publicada amanhã 2ª Feira]

Ainda não é o mafarrico, mas já se sente o cheiro das brasas

Segundo o BdP, no final de Janeiro o valor das moratórias (créditos suspensos de pagamento) era de 45,7 mil milhões de euros, ou mais de um quinto do PIB. As empresas contavam com 24 mil milhões, as famílias com cerca de 19 mil milhões e outras entidades com o restante. As moratórias de créditos hipotecários terminam no fim deste mês, os créditos pessoais no fim de Junho e as restantes em Setembro. Quando começar a desabar o castelo de cartas que o Dr. Costa andou a montar, ficará mais claro que as moratórias são apenas um dos expedientes que favoritos dos governos socialistas: empurrar os problemas com a barriga quando não há dinheiro para deitar em cima deles.

Os primeiros resultados do pedronunismo na TAP superam as expectativas

Entretida a coçar a sarna interna, a gestão pedronunista não negociou os programas dos operadores para destinos habituais dos portugueses, como Porto Santo e Cabo Verde, que ficaram para a Iberia e a SATA.

Se não consegues controlar os asilos controla os gajos que mastigam chicletes

Um governo que deixou os asilos transformarem-se em campos de extermínio da velhada, põe a polícia a multar um sujeito passivo que mastigava chicletes acabados de comprar numa máquina de venda automática.

Temos estes princípios. Se não gostarem temos outros

No dia seguinte à secretária de Estado do Turismo ter dito que os hotéis portugueses podiam receber estrangeiros, mas não os portugueses, o ministro da Administração Interna reagiu 100 vezes mais depressa do que no caso da morte no SEF e esclareceu que a secretária de Estado estava errada e que «na próxima semana, para Portugal, não haverá viagens turísticas. Só serão admitidos aqueles que para aqui se deslocam em deslocações essenciais».

Faz como eu digo, não faças como eu faço

«Altos funcionários dos Negócios Estrangeiros» disseram ao Público que Portugal estava preocupado com o facto da administração chinesa de Macau estar a interferir nos mídia,

Amarra-me e faz de mim o que quiseres

A APB é a associação dos bancos portugueses da qual são associados 24 bancos privados. A APB vai eleger o seu próximo presidente e faz saber que «está, no entanto, dependente da decisão do Governo para a presidência da CGD

Não há vida para além do orçamento ou cozido à portuguesa na obesidade e dieta em inanição

O mesmo partido cujo PR se lembrava, queixoso, que havia vida para além do orçamento, que teve um governo que conduziu o Estado à bancarrota em 2011, tem agora um governo que poupa na despesa para mitigar a queda da economia, em grande parte devida à sua estratégia de resposta à pandemia que consiste em confinar 99% dos sujeitos passivos para evitar a infecção do 1% de alto risco. E foi assim que o défice do OE 2020, que estava previsto ser de 7,3%, ficou em 5,7%. Esta obra do duo Costa-Leão é uma espécie de contraponto à obra do duo Sócrates-Teixeira dos Santos que começou por anunciar um défice de 2,2% em 2009 que acabou em 10,0%.

Os suecos perderam a paciência e os sujeitos passivos nacionais levaram mais uma bordoada fiscal

ministra sueca das Finanças diz ter perdido paciência porque Portugal está a servir de paraíso fiscal aos reformados suecos que desfrutam de isenção de IRS. Em contrapartida da bondade fiscal com que abençoa os reformados suecos, o governo português esmifra os portugueses e colocou a carga fiscal do ano passado a bater um novo recorde de 34,8% do PIB.

Para os outros cumpra-se a lei, para os amigos altera-se, se for preciso

Para aumentar os nomeados para o Banco de Fomento - sim, o mesmo Banco de Fomento que fora anunciado pela enésima vez em Setembro, sucedendo a um banco de fomento que fora privatizado por um governo PS, tinha ressuscitado há três anos e que já estava criado em Janeiro - o governo alterou o estatuto do gestor público.

Se não for preciso alterar a lei, é só nomear os amigos e fiéis servidores, como o Dr. Nicolau Santos, actualmente em comissão de serviço na Lusa - a Tass socialista - e agora a caminho da RTP,

O que fazer a marujos que não têm nada que fazer? «Edificar uma capacidade de treino»

Pois se a armada está desarmada, haverá coisa melhor para entreter os marujos do que dar-lhes um campo de golfe para responder à «necessidade de edificar uma capacidade de treino».

No Portugal dos Pequeninos até os “privados” são quase públicos

O Dr. Pedro Nuno Santos acusou, com toda a razão, o accionista privado de enganar o «Estado português, o Governo, o país e os trabalhadores” da Groundforce. Pois não é sabido que só o governo tem o monopólio de enganar o país e os trabalhadores?

Claro que o ministro tem de ser o advogado de defesa da EDP

O Dr. Rui Rio, num dos raros momento em que faz de conta que é oposição, acusou o ministro do Ambiente de ser «advogado de defesa» da EDP. Que outra coisa poderia ser o Dr. Fernandes senão advogado de defesa de uma empresa controlada por procuradores do PCC que poderia formar um governo só com os ex-ministros que passaram e ainda estão nos órgãos sociais da EDP.

[Continua amanhã]

Sem comentários: