Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/03/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (76) - Em tempo de vírus (LIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Este ano o dia 1 de Abril é o dia do Dr. Costa (por razões para além das óbvias)

O estado de emergência renovado no dia 11 terminará no dia 31 e não voltará a ser renovado. Depois disso o que se seguirá? Será o que o Dr. Costa quiser, porque ele já anunciou que quer «libertar-se dos decretos e da sua aprovação pelo Parlamento».

A família socialista tem imenso jeito para o negócio

Numa espécie de preliminar para o regabofe da bazuca, a família exercitou a sua capacidade extractiva e, em apenas três meses, processou sem visto prévio do Tribunal de Contas mais de dois terços dos 253 milhões de euros de contratos públicos ao abrigo do regime excepcional.

Onde é que já vimos antes cientistas comportamentais a ajudarem governos a massajar as meninges dos súbditos?

O Dr. Costa criou mais uma task force desta vez com «cientistas comportamentais para assessorarem o Governo em relação à melhor forma de passar a mensagem às populações sobre os comportamentos indicados para combater a pandemia de covid-19».

"Privados", uma espécie de idiotas úteis

Com uma enternecedora franqueza, o Dr. Pedro Nuno Santos confessou em privado o que ele pensa do papel dos "privados" na pessoa do accionista da TAP: «o que vai acontecer é que participação de Humberto Pedrosa vai-se transformar em pó». Não fora a providencial gravação feita pelo "privado" da Groundforce, contra o qual o Dr. Pedro Nuno se apressou a apresentar queixa, e as mentes mais débeis poderiam ficar em dúvida sobre o papel reservado aos "privados" pelo pedronunismo, uma variedade de socialismo talvez um pouco menos hipócrita.

Ridículo, disse ele

O Dr. Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros (interroguei-me por breves momentos porque não foi ainda criado um ministério dos Negócios Nacionais mas fez-se luz instantaneamente: os Negócios Nacionais estão repartidos por todos os outros ministérios) classificou como ridícula a notícia do Politico que enumerava várias despesas sumptuárias para uma presidência puramente formal que não terá eventos presenciais, como por exemplo um centro de imprensa que custou 260 mil euros para acolher jornalistas que nunca cá porão os pés.

Políticas orçamentais inteligentes, disse ela

A presidência portuguesa irá realizar em Junho em Lisboa uma cimeira de alto nível onde defenderá «políticas orçamentais inteligentes» face à crise gerada pela pandemia, anunciou a secretária de Estados dos Assuntos Europeus Dr.ª Zacarias. Se não desse muito trabalho, a Dr.ª Zacarias poderia começar por explicar o que tem para ensinar nesta matéria um dos países com maior dívida pública no mundo e um histórico de décadas de incumprimento das regras orçamentais e de desperdício dos fundos europeus. O ridículo do Dr. Santos Silva seria mais apropriado a este respeito.

Boa Nova - modalidade habilitação ao concurso de provimento do lugar de SG do PS

O Dr. Medina anunciou que em duas semanas já doou mais de um milhão de euros a 258 empresas. Como diz o povo, é poucochinho mas é de boa vontade, quatro mil euros por empresa já é uma ajuda para pagar a electricidade.

O outro candidato, Dr. Pedro Nuno, também anunciou que notificou a CE para doar mais 463 milhões de euros à TAP. Neste caso é muito dinheiro mas poucochinho face ao que já lá foi torrado e o que está para vir. Vale a pena, porque é uma empresa com um futuro promissor capaz de torrar ainda muitos milhões.

Se o Dr. Costa saísse agora, não há a menor dúvida que quem tem mais obra para apresentar é o Dr. Pedro Nuno.

Tem tudo para dar certo

Ah!, já quase esquecia, o Dr. Pedro já encontrou um gestor profissional para a TAP. Trata-se de Albrecht Binderberger, ex-CEO da Saudi Arabian Airlines, certamente habituado a contar com a grana do petróleo e a obedecer sem hesitação ao príncipe Mohammad bin Salman bin Abdulaziz Al Saud (sim, esse, o que manda executar jornalistas que o criticam). O Sr. Binderberger troca os petrodólares pelos euros doados pelos frugais e o príncipe herdeiro saudita pelo putativo herdeiro do Dr. Costa. Não parece uma promoção mas para o Sr. Binderberger, com 66 anos, é uma espécie de pré-reforma,

Boa Nova - modalidade repetição

O Dr. Costa doou 8 milhões à agência Lusa, uma espécie de TASS socialista, para que continue a sua missão patriótica de divulgar a obra do seu governo. Também foi anunciado um novo apoio para evitar despedimentos - redução das contribuições sociais durante dois meses e uma nova linha de crédito para o turismo de 300 milhões.

Choque da realidade com a Boa Nova

Segundo o Dr. Siza Vieira, o campeão dos anúncios, o pacote de medidas de apoio totaliza sete mil milhões. E daí? É menos de 3,5% do PIB, um apoio modestíssimo quando comparado com o dos outros países europeus, ou menos do que o défice orçamental médio dos governos socialistas ou menos de 1/3 do défice do último ano do governo do Eng. Sócrates. E desses sete mil milhões apenas 1,1 mil milhões são a fundo perdido.

Lembram-se da bolsa pública composta por 200 imóveis de onde sairiam 15 mil fogos de rendas acessíveis, anunciada como uma das grandes obras do Dr. Pedro Nuno Santos? Dos 15 mil anunciados este ano contem com 20-fogos-20.

Lembram-se dos 1.200.000 computadores para as escolas anunciados em Abril do ano passado? Em Janeiro tinham sido entregues 100 mil. E foi agora anunciado pela terceira ou quarta vez que estão a ser adquiridos mais 350 mil.

Queda monumental»

O que não falha é a queda monumental que S. Ex.ª avisadamente previu. Em Janeiro, em relação ao mesmo do ano passado, o volume de negócios na indústria caiu 8,5% e nos serviços caiu 16,7% . A produção industrial em Portugal foi a que mais caiu na UE em Janeiro.

Sem comentários: