Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/03/2021

Como atrasar irremediavelmente o plano de vacinação? Resposta: um dia de cada vez (29) - Estará sr. Almirante está a ser influenciado pelas más companhias?

Média diária desde o início da vacinação em 27-12-2020; 70% da população vacinada no final de Setembro foi o objectivo definido pela ministra do SNS e antecipado para o final de Junho pelo Sr. Almirante

Talvez influenciado pelas más companhias, o Sr. Almirante coordenador inaugurou a sua época de anúncios informando que no segundo trimestre (que começa já para a semana) serão administradas entre 95 e 100 mil doses por dia. Pois será, mas nos últimos dias do trimestre corrente a média está a ser um sexto desse número. E também anunciou que, se chegarem vacinas suficientes, será possível antecipar os 70% de vacinados do fim para o princípio do Verão. Verão? Veremos.

Entretanto, para se atingirem esses números dizem que serão necessários 150 centros de vacinação em massa e para tal serão necessários enfermeiros que as autarquias se queixam de não serem suficientes. Como não são suficientes? Pois se existem em Portugal 76 mil enfermeiros (Pordata), se forem dedicados à vacinação apenas 20% e se cada um deles administrar uma vacina em cada meia hora (nada de estresse, para ter tempo de tomar um cafezinho), num dia de trabalho de 7 horas (nada de estresse), 5 dias por semana (nada de estresse) teremos uma média de 152 mil doses por dia.

1 comentário:

Camisa disse...

O mais fácil seria inserir as farmácias no processo!

Mas a Ordem dos Enfermeiros já veio meter a colher afirmando que só os enfermeiros estão credenciados para administrar vacinas; curioso que sempre levei a vacina da gripe na farmácia e nunca morri por causa disso...