Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/03/2021

Como atrasar irremediavelmente o plano de vacinação? Resposta: um dia de cada vez (23) - Ineficácia, meias verdades, omissão de factos, nevoeiro estatístico

Média diária desde o início da vacinação em 27-12-202070% da população vacinada no final de Setembro foi o objectivo definido pela ministra

Após várias semanas de acusações da CE à  AstraZeneca alegando que não cumpria as entregas contratuais, em contratos tardia e pessimamente negociados, acrescente-se, vários países, incluindo Portugal, decidiram suspender a administração desta vacina por supostos feitos secundários nocivos, contra o parecer científico da European Medicines Agency que continua a garantir que a vacina é segura e que eventuais efeitos negativos são compensados pelos benefícios da imunização. Já foram administrados 7 milhões de doses na UE da vacina e só em poucas dezenas de casos se registaram sintomas que nem sequer há certeza de serem causados pela vacina. 

Apesar de não existirem evidências científicas que fundamentem a decisão, a DGS resolveu suspender a administração da vacina da AstraZeneca, da qual já tinha sido administradas em Portugal 400 mil sem efeitos nocivos conhecidos. Aliás, segundo o virologista Pedro Simas a vacina é segura e a própria DGS afirma que «estas reações são extremamente raras e no nosso país não foram reportados fenómenos semelhantes aos encontrados nos outros países».

Entretanto, o coordenador da task force já avisou que a suspensão da vacina da AstraZeneca atrasará a vacinação em duas semanas, o que poderia ser uma piada quando se sabe que nesta altura, decorridas 11 semanas, já temos um atraso superior a oito semanas em relação aos objectivos declarados pelo seu antecessor (média diária de 70 mil).

Disse ainda o sr. Almirante coordenador que vão ser mantidas em armazém as 200 mil vacinas da AstraZeneca  já entregues o que vem desfazer mais um rumor da falta de vacinas que a incompetência governamental fazia circular para justificar os atrasos: à média actual de 20 mil teríamos vacinas para 10 dias, sem contar com o stock de vacinas de Pfizer.

Ineficácia, meias verdades, omissão de factos, nevoeiro estatístico, cortesia do governo do Dr. Costa.

3 comentários:

Anónimo disse...

O dr pedro simas é ortopedista, segunda a sua ordem profissional.
Pommes de terre.
Abraço

Anónimo disse...

Na minha sábia opinião Vexas poderiam publicar o resumo de duas semanas.
Era mais inducativo e não ocupava tanto espaço como o Bidé ou o Trampa.
Abraço

Bilder disse...

Siga a Marinha(e não estou a brincar com a tropa).