Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/02/2021

Lost in translation (350) - Ó Dr. Costa traduza lá por miúdos o que vai fazer ao resto


Aproveitando a ignorância e desinteresse dos sujeitos passivos e contando com a prestimosa colaboração do jornalismo de causas para propagar a Boa Nova, o Dr. Costa respondeu com o seu habitual estilo mistificador às críticas de uma bazuca virada para o Estado sucial gravando um vídeo a garantir que «no PPR estão directamente reservados às empresas 4.600 milhões de euros para investir até 2026».

O que ele não explicou foi que os restantes 9.300 milhões de euros vão ser despejados na máquina trituradora do Estado sucial. Como não explicou que além dos 13.900 milhões do PRR vão ser despejados um total de 61.000 milhões até 2029 dos dinheiros da Óropa. 

É claro que no dia seguinte o Dr. Souza do Planeamento foi explicar ao parlamento, com o mesmo estilo mistificador do seu chefe, que afinal não só os 4.600 milhões para as empresas porque, segundo ele, do total dos 13.900 milhões do PRR, 10.000 milhões serão compras às empresas. Sem surpresa, nenhum deputado lhe pediu para explicar porquê, não produzindo o Estado sucial nenhum bem ou serviço transaccionável, só 10.000 dos 13.900 milhões serão procura às empresas e o que será feito do resto.

Esta gente nunca perceberá que em vez de ser o governo e os seus apêndices, ocupados por gente que nunca criou um posto de trabalho e a maioria só entrou em empresas produtivas para fazer inaugurações, a decidir onde vai ser aplicado o dinheiro seria um desastre menor usar o helicóptero e fazer o que a administração Trump e a administração Biden fizeram: distribuir um total de quase 2 biliões de dólares (dois milhões de milhões) pelos cidadãos para gastarem e em consequência o desemprego ficar pelos 4% e o crescimento do PIB subir para 6,8%.  

Escrevi desastre menor porque sendo certo que na economia portuguesa descapitalizada o dinheiro do helicóptero iria em grande parte financiar importações de bens e só uma pequena parte acabaria investida. Porém, com o governo a decidir onde vai ser aplicado o dinheiro o resultado não será melhor e no fim do dia vamos ter o que sempre tivemos: dinheiro deitado em cima dos problemas, mais uns elefantes brancos e enriquecimento sem causa de empresários do regime e da grande família socialista em geral.

Sem comentários: