Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/02/2021

CASE STUDY: Trumpologia (74) - Much Ado About Nothing

Quais foram os resultados da guerra comercial e tarifária com a China trombeteada durante quatro anos de mandato pela administração Trump a pretexto de equilibrar a balança comercial? Segundo o estudo publicado pelo Peterson Institute for International Economics, foi um flop, como é visível no diagrama seguinte que sintetiza as principais conclusões.


Estranho? Nem por isso. Da vocalização extrema das políticas públicas reduzidas a slogans raramente decorrem resultados positivos, o que não deveria espantar ninguém porque a formulação dessas políticas tem pouco a ver com o interesse nacional e é para satisfazer uma freguesia eleitoral, o que não significa necessariamente que seja no seu interesse objectivo. O que se passa também por cá e em muitos outros lugares, mutatis mutandis.

Sem comentários: