Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/02/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (71) - Em tempo de vírus (XLVIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias


Temendo a Dr.ª Temido que as suas tropas não fossem suficientes para a defesa do SNS, pediu ajuda à aceitou a colaboração da Alemanha, não aquela Alemanha má do Hitler de Saias mas à Alemanha boa de Frau Merkel. Para receber a missão alemã composta por 26 militares, 8 médicos e 18 enfermeiros (se calhar alguns dos portugueses emigrados), o governo enviou dois ministros e três generais.

Numa situação de pandemia, com os hospitais à beira do colapso, ficaram por executar 170 milhões de euros do orçamento do SNS. Terá sido isto que a Dr.ª Temido, a ministra do SNS, classificou como criminoso? Não, parece que não, para ela criminoso é apontar o falhanço do governo na resposta à pandemia.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio

As primeiras escutas ao Dr. Costa «sobre a promoção do hidrogénio verde» foram mandadas destruir pelo STJ. Segundo o CM, foi mandada guardar a quarta escuta em que o Dr. Costa falava com o Dr. Fernandes na localização de um projecto de exploração do lítio e de eventuais interessados no negócio.

Enquanto isso, o Dr. Fernandes está a negociar com Marrocos uma cooperação sobre o hidrogénio verde. Sabendo-se que o know-how tecnológico nesta área em Portugal está próximo do zero e em Marrocos é mesmo zero, parece uma excelente ideia para multiplicar potencial dos dois países nesta área.

Também segundo o CM (um dos poucos periódicos que a família socialista não controla), a família César está a ser investigados por suspeitas de irregularidades em negócios entre o governo dos Açores e empresas privadas e pela atribuição de subsídios.

A família socialista é muito unida

Demitida da direcção do SEF na sequência do assassinato do cidadão ucraniano, a Dr. Cristina Gatões foi logo contratada para assessora do novo director. Assassinato? O que resulta das declarações em tribunal dos acusados é ter sido o próprio Ihor Homeniuk a assassinar-se.

Outro membro da família recrutado para mediar as negociações entre o governo e os sindicatos da TAP foi o Dr. Guilherme Dray, próximo e ex-chefe de gabinete do Eng. Sócrates.

É possível enganar todos durante algum tempo

Infelizmente para o Dr. Costa e a Dr.ª Van Dunem que escolheu um juiz seu conhecido em detrimento da primeira classificada do concurso para procurador europeu, os deputados do parlamento europeu não são como a oposição e continuam a escarafunchar o caso pedindo para ser enviada toda a papelada.

Já virámos a página da austeridade

Era isto que nos diziam todos os dias o Dr. Costa e o Dr. Centeno e a boa imprensa difundia para o povo ignaro. Pois bem, a austeridade voltou pela mão do Dr. Costa e do Dr. Leão que pouparam 3.700 milhões da despesa orçamentada, tornando Portugal no terceiro país da Zona Euro que menos gastou no combate à crise.

Boa Nova

Segundo o inefável Dr. Fernandes que já havia anunciado «a maior operação do Mundo em curso», a Transtejo vai começar a receber navios eléctricos em Abril de 2022. Esperai sentados.

Enquanto esperais pelos navios eléctricos, podeis mesmo deitar-vos aguardando o TGV Lisboa-Porto que o Dr. Pedro Nuno também anunciou, tudo por junto pela enésima vez. No caso dele podeis esperar um anúncio de cada vez que mete a pata na poça, como agora com a sua declaração de guerra ao Dr. Costa sob a forma de um artigo de opinião, em que insinua a sua «traição ao espírito socialista dos fundadores e dos milhares de militantes do PS», artigo que já fora escrito para fazer esquecer outra patada na poça - o apoio à candidatura de La Pasionaria do Rato.

Choque da realidade com a Boa Nova

No site da DGS informa-se que foram administradas até ontem 395.904 vacinas. Desde logo faz-se a habitual batota das estatísticas de causas porque este número é a soma das quantidades não somáveis da 1.ª (cerca de 290 mil) e da 2.ª toma (cerca de 100 mil). Dando de borla o total das 395 mil vacinas administradas, compare-se com os 3,2 milhões correspondentes às 75 mil por dia desde o dia 27 de Dezembro previstos pelo coordenador da task force. Seria impossível, dirão. Dirão mal porque esse número corresponderia a cerca de 31% da população o que compara com os 40% de Israel.

Os 300 milhões do Programa de apoio às rendas comerciais anunciado em Dezembro minguou em Fevereiro para metade.

Dos 2 mil milhões de investimento previsto no Ferrovia 2020 apenas 8% das obras estão concluídas,

Encalhado na década de 60

O mesmo Dr. Pedro Nuno Santos que poria os bancos alemães a «tremer das pernas», põe agora em causa o modelo ferroviário europeu, defende um maior papel do Estado no sector e tem um poderoso argumento que pode esgrimir: o exemplo da ferrovia portuguesa inteiramente nas mãos do Estado, salvo a sua única linha bem gerida e lucrativa que está entregue aos "privados" da Fertagus.

Em casa de ferreiro, espeto de pau

O facto de não haver fiscalização do teletrabalho dos funcionários públicos o que abrirá a porta a todos os abusos, como qualquer socialistas garantiria, é um bom exemplo do papel insubstituível do Estado sucial na defesa dos direitos dos trabalhadores dos "privados".


Com 120 mil chamadas por atender em Novembro e a falta de seringas adequadas em Janeiro, entre muitas outras pequenas, médias e grandes falhas só um milagre conseguiria salvar o desempenho do SNS. E não é que houve mesmo um milagre precisamente no dia 3 de Fevereiro: o SNS do Dr. Costa, da Dr.ª Temido e da Dr.ª Graça ressuscitou nesse dia quase quatro mil defuntos por Covid.

Parece não suscitar nenhuma estranheza que os maiores sucessos do governo nos tempos actuais sejam na emissão de dívida. Com grande orgulho, foi anunciado pela Dr. ª Casalinho, uma das pessoas mais importantes do Portugal endividado, que a emissão de 3 mil milhões de euros de OT a 30 anos (que serão amortizadas pelos vossos filhos e netos) teve uma procura mais de 10 vezes superior e só ficaram em Portugal 7,8%.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo em Famiglia.
Aproveito para lembrar que Donald Trump é bacharel, pelo que deve ser tratado por Dr, para haver coerência.

"A Ordem dos Engenheiros garante que José Sócrates nunca esteve inscrito na Ordem e, como tal, não pode ser tratado como tal, nem apelidado de Engenheiro."
https://observador.pt/2017/10/20/ordem-diz-que-socrates-nao-e-nem-nunca-foi-engenheiro/