Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/02/2021

Dúvidas (301) - E se a redução da "vaga" não resultasse (principalmente) de um confinamento mais rigoroso?

É claro que seria tolice negar que o endurecimento do confinamento a partir de 15 de Janeiro teve influência no decréscimo do número de novos casos a partir daí. Contudo, como em todos os fenómenos desta natureza, há um conjunto de causas que interagem entre si e explicam o resultado final.

Não é preciso ser uma autoridade neste campo para perceber que, nas circunstâncias concretas que ocorreram, o confinamento explica apenas uma parte dos efeitos e, em consequência, concluir, como aqui se faz, que não é «a causa da descida dos números», ou talvez mais rigorosamente não é a única, nem porventura a causa mais importante.

O que carece previamente de ser explicado é a inversão da tendência de redução dos novos casos, visível desde meados de Novembro, os quais atingem o mínimo precisamente por volta do Natal (seta verde do gráfico).

worldometers

Depois de uma subida exponencial no início de Janeiro, o número de casos já estava em queda abissal menos de duas semanas após o início do estado de emergência mais rigoroso (seta vermelha do gráfico). 

Em minha opinião, há dois factores críticos que explicam a alteração radical da tendência até Novembro: os contágios resultantes da proximidade familiar no período Natal-Ano Novo e a vaga de frio nas duas primeiras semanas de Janeiro (ver monitorização diária do IPMA). Uma vez enfraquecidos os efeitos destas causas o número de novos casos voltou ao nível de Novembro. Mesmo sem o reforço das medidas de confinamento, provavelmente o resultado não seria muito diferente.

Aditamento:

Já depois de escrito e publicado este post, vim a saber que, na opinião do Instituto Ricardo Jorge, «cerca de 69% da mortalidade em excesso é potencialmente atribuível à Covid-19 e cerca de 24% é atribuível às baixas temperaturas» e que «os dois fatores (...) potenciam-se».

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho curiosa a violência com que as pessoas reagem só à hipótese de os confinamentos não terem tido os efeitos que elas esperavam. Vamos ter que esperar uns anos para ter uma visão imparcial sobre o que aconteceu nestes anos e uma melhor avaliação sobre os resultados dos confinamentos.

Anónimo disse...

Não é preciso ser uma autoridade para entender a ambição humana de querer de tudo saber e de tudo controlar. "Sereis como deuses", disse a outra.
Agora, graças à facilidade de comunicação, percebe-se como andamos a naufragar em sabedoria menor. E, para cúmulo da vergonha, censuramos quem sabe.
Abraço