Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/02/2021

Proposta Modesta para Devolver com Atraso aos Povos Colonizados as Riquezas Espoliadas pelo Colonialismo Português, Começando pelo Brasil

Em 1729 Jonathan Swift publicou um panfleto satírico com o título longo e insólito A Modest Proposal: For Preventing the Children of Poor People in Ireland from Being a Burden to Their Parents or Country, and for Making Them Beneficial to the Public.

Desde então, inúmeras Propostas foram baptizadas de «Proposta Modesta». O (Im)pertinências, com quase quatro séculos de atraso, apresentou já várias, três delas Para Evitar que os Áctivistas Desperdicem Acções e Indignações. A proposta de hoje tem o mesmo propósito de evitar desperdícios.
 
Dando razão à justa luta dos áctivistas pela destruição dos símbolos do colonialismo português, mas considerando-a sobretudo simbólica e inadequada para compensar a cruel humilhação pelo Quinto Império e a espoliação desenfreada das riquezas naturais dos povos colonizados, perpetrada por sucessivos regimes opressivos em Portugal (salvo o regime republicano que, embora praticando um colonialismo ainda mais opressivo, nos deixou o legado da ética republicana), proponho que se restitua a esses povos os bens espoliados, ou, não sendo possível a reconstituição natural, se pague uma adequada compensação por essas riquezas. 

Mãos à obra

Proponho ainda que se comece por indemnizar o Brasil pelo equivalente ao ouro e aos diamantes apropriados que, segundo algumas estimativas, teria um valor actual superior a 100 mil milhões de euros. Para tal, começará  por devolver-se as 382,5 toneladas existentes nos cofres do BdP, que às cotações actuais valem uns 18 mil milhões de euros. Para pagar o restante, proponho adoptar a ideia luminosa do manifesto dos Prof. Louçã e Piketty e fazer uma emissão de dívida perpétua do montante necessário. Caso não haja procura suficiente para esta emissão, será proposta ao Sr. Claude Berda a compra do Convento de Mafra que, como se sabe, foi construído com o ouro do Brasil.

Proponho, ademais, que as compensações a pagar ao povo brasileiro só tenham lugar após o impeachment ou morte do Capitão Jair Bolsonaro, o que primeiro ocorrer.

1 comentário:

Camisa disse...

Eis porque o SNS colapsou:

https://www.dn.pt/sociedade/cirurgioes-em-teletrabalho-gera-queixas-e-mal-estar-entre-medicos-13376215.html

A falta de organização e preparação do SNS foi tanta que se cancelaram consultas e cirurgia e se mandou os médicos para casa!