Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/02/2021

Ó Sr. Eng. vá lá dizer isso ao seu discípulo Dr. Costa

Expresso

«... a pandemia de covid-19 esteja a ser usada por alguns países - que não nomeou - para suprimir "vozes dissonantes" e silenciar a informação independente.

"Utilizando a pandemia como pretexto, as autoridades de alguns países tomaram duras medidas de segurança e adotaram medidas de emergência para suprimir vozes dissonantes, abolir a maioria das liberdades fundamentais, silenciar a comunicação social independente e dificultar o trabalho de organizações não governamentais", lamentou o líder da ONU, na abertura da 46.ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

"As restrições ligadas à pandemia servem de pretexto para minar os processos eleitorais, enfraquecer as vozes dos opositores e suprimir as críticas", acrescentou.

"Os defensores dos direitos humanos, jornalistas, advogados, ativistas e até profissionais de saúde têm sido sujeitos a detenções, processos judiciais, intimidação e vigilância por criticarem as medidas - ou a sua falta - tomadas para fazer face à pandemia", considerou.»

Sim, eu sei que o Dr. Costa não é o Sr. Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ou o Aiatolá Ali Khamenei ou mesmo o Sr. Idriss Déby, e por isso ele não consegue adoptar as medidas que eles usam para suprimir vozes dissonantes. Por agora, ele apenas faz o possível por usar a máquina do Estado e os mídia amigos para difundir a sua propaganda e desencorajar o escrutínio e a crítica. Em todo o caso, o Sr. Eng. Guterres poderia fazer-lhe um telefonema depois de ter falado com aqueles senhores e os outros que não se dão ao trabalho de disfarçar a coisa.

Sem comentários: