Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/02/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (73) - Em tempo de vírus (L)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

A excelência na incompetência

Mais difícil do que ser o melhor entre os melhores, como o homo Lusitanicus, é ser o pior entre os piores, como o Dr. Brandão Rodrigues no exercício do seu múnus ministerial. No papel de secretário do Sr. Arménio Carlos já tinha mostrado o seu talento, confirmado com o de executor das políticas educacionais inspiradas na identidade do género e na restante tralha do politicamente correcto. Mais recentemente, veio tirar quaisquer dúvidas sobre os méritos da sua obra durante a pandemia e especialmente com o seu desempenho na novela dos «meios telemáticos» que está no ar desde Março do ano passado, como aqui se recorda com humor.

Cuidando da freguesia eleitoral

A expansão do funcionalismo público é uma vocação socialista e é um dos grandes feitos do Dr. Costa. Começando pelo seu numeroso governo com sete dezenas de criaturas, o que faz de Portugal o país da UE com mais ministros por mil milhões de PIB, e acabando no exército de utentes da vaca marsupial pública que o Dr. Costa e os seus ministros expandiram de 659.103 funcionários que o governo de Passos Coelho lhes deixou para 718.823, um aumento de 9%, que colocou este segmento da freguesia eleitoral com a mesma dimensão que o Sr. Eng. Sócrates antes de ir para Paris deixou a Passos Coelho.

Mestres do ilusionismo - Take Another Plan Plane

Recordo que em 2006, no primeiro governo do Eng. Sócrates, a TAP comprou à ES Internacional 99,81% do capital da PGA-Portugália, fazendo o favor ao Dr. Salgado de lhe ficar com aquele mono e adiar o colapso do GES, já a caminho, mas ainda não visível.

Para que serviu a PGA à TAP é algo misterioso que só se revelou quinze anos depois quando o Dr. Pedro Nuno Santos teve uma epifania e resolveu despejar cerca de 200 pilotos, metade dos pilotos em excesso, da TAP para a PGA que serão admitidos entre 2021 e 2025. Este homem é um génio. Entre ele e o Dr. Costa, a quem ele espera suceder, é muito mais o que os une do que o que divide.

Infelizmente a realidade é impiedosa e o sector de aviação é ultracompetitivo. Um operador como a TAP sem nenhuma parceria internacional, enrolado nestas manobras de ilusionismo tem o destino traçado e os sujeitos passivos que alimentam esta gigantesca orgia financeira bem podem deixar mais uns dinheiros de lado porque os 4 ou 5 mil milhões não vão chegar.

«Estamos preparados»

Com 675 mil vacinas administradas à média de menos de 12 mil por dia, administrar a esta velocidade duas doses a cada um dos restantes portugueses exigiria uns quatro anos e meio.

Com menos 11 milhões de consultas presenciais só parcialmente compensadas por contactos à distância, pergunta-se como puderam os centros de saúde colapsar? A mesma dúvida para os «cuidados médicos presenciais nos hospitais, com menos 3,4 milhões de contactos em 2020, entre consultas, cirurgias e urgências.» Em 2020 no total foram realizados menos 25 milhões de exames e análises (fonte). Fica assim explicado outra vez o aumento do número de mortes não Covid superior ao dos atribuídos à Covid.

Boa Nova

A ministra do Trabalho anunciou apoio aos pais em teletrabalho «o mais depressa possível». É uma boa forma de anunciar Boas Novas que, se adoptada por outros ministros, faria o governo cumprir sempre as suas promessas. A mesma ministra também anunciou a «Pensão na Hora» o que é igualmente uma boa fórmula desde que não diga qual a hora.

O Dr. Brilhante Dias, o mesmo que encomendou os ventiladores à China que foram chegando aos bochechos e ainda ninguém sabe se chegaram todos, anunciou uma fábrica de enchimento de frascos com vacinas Covid-19 que arrancará em Dezembro, provavelmente muito a tempo de fornecer o Plano Nacional de Vacinação.

Choque da realidade com a Boa Nova ou o segredo está no anúncio

Das centenas de milhares de portáteis anunciados pelo Dr. Costa e o Dr. Brandão Rodrigues vão começar chegar 15 mil e espera-se um dia a chegada de mais 335 mil.

Dos 294 milhões de euros anunciados em Março para apoio às famílias durante o ensino à distância foram usados 83 milhões.

«Queda monumental»

No quarto trimestre o PIB caiu 5,9% em relação ao mesmo trimestre de 2019 e foi a quarta maior queda da UE. Também as contas externas se deterioraram em 2020 registando um pequeno saldo positivo de 256 milhões, cerca de um décimo do registado em 2019. Ainda assim, esse saldo positivo ficou a dever-se ao aumento de 862 milhões do saldo da balança de capital pela entrada dos fundos comunitários.

Em Janeiro, segundo a Síntese Económica de Conjuntura do INE, a situação económica voltou a piorar. A Capital Economics prevê que o crescimento do PIB este ano não deverá ultrapassar 4% o que significa uma queda de 3,6% do PIB de 2021 em relação 2019.

Ligado à máquina do oxigénio do BCE

O ano passado o governo emitiu 27 mil milhões em obrigações do Tesouro, dos quais 20 mil milhões foram comprados pelo BCE. De onde podemos concluir que as principais diferenças entre o Sr. Eng. e o Dr. Costa é que o primeiro domina o inglês técnico e o segundo dispõe do BCE para lhe comprar a dívida.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Segundo os dados do BdP, o ano passado as administrações públicas endividaram-se à banca 12,3 mil milhões, dez vezes mais do que em 2019. Já agora, a Caixa que viu os depósitos aumentarem de 56,2 em 2019 para 71,9 mil milhões em 2020 reduziu o seu crédito a clientes de 62,9 para 47,9 mil milhões, mostrando que este país é o Estado e o resto é paisagem.

O endividamento da economia aumentou o ano passado 27,4 mil milhões de euros, dos quais 24,9 mil milhões do sector público. A acrescentar à expansão do funcionalismo público, repare-se como o gráfico seguinte desmente a ideia maldosa de que o governo socialista não faz crescer nada - recebeu 707 e já vai em 746 mil milhões.

Jornal Eco

Sem comentários: