Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/03/2017

Pro memoria (340) - Os inimigos da liberdade (III)


Voltando à anulação da conferência de Jaime Nogueira Pinto na Universidade Nova, Francisco Caramelo, o director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, resolveu insultar a inteligência das pessoas a quem enviou uma mensagem electrónica referindo que «a decisão de adiar a conferência foi um acto pensado e debatido colectivamente com a direcção da faculdade (para garantir) a liberdade de expressão, resgatando-a de uma envolvência de perigo e da probabilidade de violência", sustentou, acrescentando que "hoje tomaria, em consciência, a mesma decisão».

Recordo este episódio a propósito de um outro ocorrido recentemente no Middlebury College, Vermont em que uma horda de energúmenos politicamente correctos avacalhou uma conferência de Charles Murray, a pretexto de o acharem preconceituoso por ter escrito um livro sobre a relação entre raça e inteligência. Depois de Murray ter sido entrevistado por uma professora os protestos escalaram, os energúmenos puxaram os cabelos da professora e vandalizaram o seu carro.

Murray, o conferencista, comparou mais tarde os energúmenos a «camisas castanhas» e a Economist, que relatou o incidente, recomendou aos energúmenos que se interrogassem como foi possível um sujeito a quem chamaram racista ganhar o direito a compará-los a fascistas. O artigo termina com um conselho lapidar:
«Os estudantes em todo o mundo deveriam interrogar-se porquê a liberdade de expressão, um valor central do liberalismo, está a tornar-se uma bandeira dos conservadores.»

Sem comentários: