Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/02/2017

SERVIÇO PÚBLICO: Pobreza e desigualdade não são a mesma coisa (2)

Ainda sobre os «Oito bilionários (que) têm tanto como metade da população mundial junta», as estatísticas de causas da Oxfam, a ONG que produziu o relatório bombástico que gerou mais uma onda de indignação, dão razão à boutade atribuída por Mark Twain a Disraeli: «There are three kinds of lies: lies, damned lies, and statistics».

Em primeiro lugar porque as pessoas com menos «riqueza» incluem 420 milhões de adultos com um património negativo, resultante de dívidas em montante superior aos seus activos. E onde estão essas pessoas? Na sua maioria nos países com rendimento per capita mais elevado, incluindo 21 milhões nos Estados Unidos que têm em conjunto uma património negativo de 357 mil milhões. Estes «pobres» são tão ricos que se podem dar ao luxo de se endividar fortemente. Se esses pobres ricos com património negativo forem excluídos, a metade mais pobre dos restantes teria um património equivalente não a oito mas a 98 bilionários.

Em segundo lugar, o património foi convertido das moedas locais em dólares às cotações correntes e não em paridades do poder de compra (PPP). Se usarmos o Bic Mac index da Economist, uma espécie de conversão em PPP a olho por cento, no caso do Egipto, por exemplo, um dólar tem um poder de compra 3,5 maior do que nos EU.

Em terceiro lugar, a metade mais pobre que em termos de património a cotações correntes detém 0,15%, em termos de rendimento a PPP tem 10,6%, ou seja 70 vezes mais, Pode-se comer com o rendimento por menor que seja, mas não se pode comer património.

No final a desigualdade existe porque os homens e as mulheres nunca foram iguais e nunca serão iguais em talento, esforço, determinação. E não pode deixar de existir a não ser numa distopia, que é uma utopia no mundo real. Ainda assim, como na «Animal Farm» de Welles, os animais seriam todos iguais mas uns seriam mais iguais do que outros - a nomenclatura e os apparatchiks que administram a distopia.

[Dados extraídos daqui]

4 comentários:

Anónimo disse...

ACONTECE QUE SABEMOS QUE A REALIDADE DA POBREZA DIVERGE ENTRE NORTE DO NORTE SUL DO NORTE NORTE DO SUL ETC SABEMOS QUE NOS EUA POR EXEMPLO OS RICOS SÃO RICOS MAS NÃO DEIXAM OS POBRES CHEGAREM NUM NIVEL DE UM MERDIL IDEM OS DA UE ETC NO CASO DO NORTE DO SUL COMO MERDIL PARECE NÃO SER TÃO JUSTO QUE OS RICOS SEJAM RICOS E CONTINUEM DEIXANDO OS POBRES NA SITUAÇÃO QUE DEIXAM COM PODER DE COMPRA BEM INFERIOR AOS POBRES DO NORTE PARA MANTER UMA MÃO DE OBRA SEMI ESCRAVA NÃO SE PODE MONOLITIZAR AS ELITES E ANALISES E REALIDADES AINDA MAIS SE VC TA NA SUA ZONA DE CONFORTO DO NORTE SEM CONHECER A REALIDADE IN LOCO E EMPIRICA DO NORTE DO SUL CITADO POR QUE DESDE O BRIC É CITADO COMO A BOLA DA VEZ NA ECONOMIA MUNDIAL COM A DECADENCIA DO NORTE

ALIAS POR ISSO MESMO TÃO

DESPEITADO PELO NORTE

VIDE CATAI DESPEITADA

POR NY

Anónimo disse...

OS MICHAELS MOORES COMPARA REALIDADES DA UE E EUA NORTE DO NORTE E NORTE DO NORTE MAS NÃO COM O NORTE DO SUL E ISSO É UMA TATICA DA GULAG PRA DIZER QUE CERTA LONGITUDE DO NORTE É INFERIOR ASSIM SUA GULAG AVANÇA MAIS SEM MOSTRAR COMO SERIA SUA GULAG FULL OU O QUE VEMOS NO NORTE DO SUL UMA BURGUESIA PODRE COM UM SETOR ESTATAL TÃO PODRE QUANTO

Anónimo disse...

*M

Anónimo disse...

ALIAS OS EUA EM TERMOS SOCIAIS NEM PODE SER CONSIDERADO NORTE DO NORTE MAS CENTRO NORTE DO NORTE É NORTE DO NORTE MAIS NA ECONOMIA MILITAR CIENCIA INDUSTRIA TECNOLOGIA ETC NORTE DO NORTE EM TERMOS SOCIAIS ERAM PAISES NORDICOS NO PRE LIXO MAS ISSO ENQUANTO ERAM ENDOGENOS DEPOIS QUE ABRIRAM AS PORTAS PRA ALOGENOS JA NEM O SUS DE LA SE SUSTENTA COMO ANTES