Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)

03/02/2017

Chávez & Chávez, Sucessores (54) – Ponto de situação do socialismo bolivariano

Outras obras do chávismo.

Fonte: «As Venezuela crumbles, the regime digs in»

O PIB caiu 18,6% em 2016, a inflação subiu às alturas de 800% e este ano espera-se que atinja 2.200%, Mesmo usando notas de maior valor (100 bolivares, valendo 3 cêntimos de dólar no mercado negro), alguns comerciantes em vez de as contar optam por pesá-las.

A somar aos milhares de filas para comprar seja o que for, o chavismo dotou o país de uma nova fila: a fila dos passaporte para abandonar o paraíso do socialismo bolivariano, Fila que não pára de crescer porque o governo deixou acabar o plástico usado para fabricar os passaportes. Faz lembrar um outro governo socialista que deixou acabar o papel dos bilhetes de Metro.

3 comentários:

Voris disse...

Socialismo Bolivariano - de Bolívar ou da Bolívia? Não será Venezuelano? Por outro lado, os alucinados chamam à Venezuela de República Bolivariana da Venezuela. O natural da Bolívia é Boliviano. Enfim, estou confuso...

Impertinente disse...

Bolivariano
([Simón] Bolívar, antropónimo + -iano)
adjectivo
Relativo a Simón Bolívar (1783-1830), político venezuelano e um dos mentores das independências dos países da América latina.
[in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa].

Porquê bolivariano? Porque o chavismo se apropriou do nome de Bolivar (que foi um democrata liberal não socialista) para designar a sua autocracia. Talvez devesse escrever «bolivariano».

Voris disse...

Eu estava a confundir bolivariano (de Simon Bolívar) com boliviano (natural da Bolívia).
Agora o chavismo se apropriar do nome do não-socialista Bolívar para designar a sua autocracia é uma estupidez...
Obrigado pelo esclarecimento.