Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/09/2015

CASE STUDY: Colocando em perspectiva a queda abissal das bolsas chinesas (2)

Com o seu pendor para o simplismo e o catastrofismo, os mesmos jornalistas e opinion dealers que veneram o intervencionismo dos bancos centrais a ditarem o preço do dinheiro e a entorná-lo na economia, fabricando lenta e seguramente a próxima crise, fizeram soar os alarmes com a queda das bolsas chinesas anunciando o crash galáctico, escrevi aqui há duas semanas.

Fonte: Bloomberg
Acrescento agora que, depois das quedas abissais dos últimos 3 meses, o valor do índice Shanghai Shenzhen CSI 300 era 3.365,8 no dia 2 de Setembro apresentando uma valorização de 38,4% em relação ao valor 2.432,4 de há um ano, ou seja tem ainda muito espaço para descer. Os valores de todos os outros principais índices estão agora abaixo de há ano. O que dirão os mesmos jornalistas e opinion dealers que já gastaram os adjectivos disponíveis há 2 semanas quando as bolsas chineses voltarem a cair?

Sem comentários: