Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/04/2017

CASE STUDY: Trumpologia (16) - Donald, o Pimenta Machado ianque

Mais trumpologia.

Muito mais do que «factos alternativos» ou «pós-verdades» o que melhor caracteriza as premissas da doutrina Trump é o lema de António Pimenta Machado, à época do presidente do Vitória de Guimarães, assim enunciado:

«O que hoje é verdade, amanhã é mentira»

Alguns exemplos:

Quem era o melhor amigo de Trump até recentemente? Vladimir Putin, czar de todas as Rússias. Quem é hoje um dos seus inimigos? Vladimir Putin.

Quem era para Trump o maior «currency manipulator»? China. Hoje, China «not a currency manipulator».

Quem era um dos maiores inimigos de Trump até recentemente? Xi Jinping, chefe do Partido Comunista e presidente da China. Quem é hoje um dos seus novos amigos? Xi Jinping.

Quem era o ditador que deveria ser tolerado porque combatia o Daesh? Bashar al-Assad, o presidente da Síria. Quem é o ditador a quem Trump chamou carniceiro e pretende derrubar? Bashar al-Assad.

Qual era a organização de defesa internacional que estava «obsolete»? A NATO. E hoje o que é a NATO? «No longer obsolete».

Quem mantinha baixas as taxas de juro para ajudar Barack Obama e deveria ser substituída no final do mandato? Janet Yellen, a presidente da Fed. Quem foi a pessoa que Trump elogiou pelo seu papel na recuperação da economia americana? Janet Yellen.

Quem era o adviser que Trump mais prezava? Stephen Bannon. Quem foi o adviser a ser despromovido e publicamente criticado? Stephen Bannon.

1 comentário:

RioD'oiro disse...

"Quem era o melhor amigo de Trump até recentemente? Vladimir Putin, czar de todas as Rússias. Quem é hoje um dos seus inimigos? Vladimir Putin."

Desculpe mas está errado. Tivesse o caro ouvido o que ele realmente disse e não escorregaria.

"Quem era para Trump o maior «currency manipulator»? China. Hoje, China «not a currency manipulator»."

Exactamente. Com Obama a China (e como todos) faziam o que lhe apetecia sempre em detrimento dos EUA. Hoje, a China, limita-se a fazer que pode e o que deve.

"Quem era o ditador que deveria ser tolerado porque combatia o Daesh? Bashar al-Assad, o presidente da Síria. Quem é o ditador a quem Trump chamou carniceiro e pretende derrubar? Bashar al-Assad."

Não. Hoje a Síria já não navega pelos trilhos da Rússia. Politicamente a mensagem é que a Rússia já não manda, efectivamente, na Síria.

"Qual era a organização de defesa internacional que estava «obsolete»? A NATO. E hoje o que é a NATO? «No longer obsolete»."

Exactamente. A demonstração é que a NATO parece ter renascido.

"Quem mantinha baixas as taxas de juro para ajudar Barack Obama e deveria ser substituída no final do mandato? Janet Yellen, a presidente da Fed. Quem foi a pessoa que Trump elogiou pelo seu papel na recuperação da economia americana? Janet Yellen."

Tem dificuldade em perceber que ou Janet Yellen faz o que lhe mandam ou salta fora?

"Quem era o adviser que Trump mais prezava? Stephen Bannon. Quem foi o adviser a ser despromovido e publicamente criticado? Stephen Bannon. "

Just fake news.