Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/11/2011

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Comissão Europeia quer matar o mensageiro (outra vez)

Secção Tiros nos pés

Prosseguindo a tentativa de assassinar os mensageiros, a Bélgica, França, Itália e Espanha proibiram em Agosto as operações de short-selling e em Outubro a UE proibiu a naked short-selling e a compra de CDS da dívida soberana sem a detenção das obrigações seguras pelos CDS.

Como era de esperar a queda das acções nos países que proibiram o short-selling foi maior do que nos outros. E o resultado das outras proibições prevê-se que reduza a liquidez e faça igualmente cair ainda mais as cotações. [Para mais detalhes ver «Europe’s new dress code»]

Por isso, oferece-se, outra vez, aos dirigentes europeus 3 bourbons por nada aprenderem nem esquecerem e 5 chateaubriands por imaginarem que a divina providência faz passar os rios pelo meio das cidades.

Sem comentários: