Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)

21/10/2011

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Comissão Europeia quer matar o mensageiro

Secção Tiros nos pés

«União Europeia (UE) quer proibir as agências de rating de avaliar Estados, noticia o matutino alemão Financial Times Deutschland, que teve acesso a um projecto ainda confidencial do comissário europeu para o mercado interno, Michael Barnier.

No projecto de reforma da lei sobre as agências de rating, Barnier propõe que a nova agência europeia de supervisão de títulos bolsistas, a ESMA, passe a ter o direito de "proibir temporariamente" a publicação de avaliações sobre a solvabilidade financeira dos Estados.

A Comissão Europeia quer ver esta proibição aplicada sobretudo a Estados que negociaram ajudas externas com a União Europeia ou com o FMI.

"Uma proibição podia impedir que haja uma avaliação de uma agência de rating em momento inoportuno, com consequências negativas para a estabilidade financeira do país em questão, e eventuais efeitos desestabilizadores para a economia mundial", afirma-se no projecto citado pelo Financial Times Deutschland.» (lido no OJE)

Se fosse um potencial investidor em dívida soberana dum Estado europeu «em momento inoportuno» esperaria que o momento fosse oportuno e entretanto tentava desfazer-me da dívida que tivesse em carteira aumentando assim as «consequências negativas para a estabilidade financeira do país em questão».

Por isso, oferece-se à CE 3 bourbons por nada aprender nem esquecer e 5 chateaubriands por imaginar que a divina providência faz passar os rios pelo meio das cidades.

Sem comentários: