Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/05/2016

CAMINHO PARA A INSOLVÊNCIA: De como o melhor que pode acontecer ao paraíso prometido aos gregos pelo Syriza é ser um purgatório (LII) – «Viram-se novamente gregos para casar»

Outros purgatórios a caminho dos infernos.

«A tagline do filme "My Big Fat Greek Wedding 2", lançado em Março, é "As pessoas mudam. Gregos não”. Não se sabe se algum dos ministros das Finanças da zona do euro viu o filme, muito menos se detectou qualquer semelhança com as conversações em curso com o governo grego. Mas a renovada discussão sobre os termos da mais recente resgate da Grécia, com ameaças de eleições antecipadas se os seus credores não dão mais terreno, tem o ar de uma sequela medíocre.

A Grécia precisa urgentemente da próxima dose de € 86 mil milhões de resgate que os credores prometeram no Verão passado, em troca de promessas de austeridade e de reforma. Mas a Grécia não vai conseguir o dinheiro sem os credores completarem uma revisão do progresso, que se arrasta desde Outubro. O governo conseguiu juntar dinheiro suficiente (extorquindo órgãos públicos independentes) para pagar salários e pensões de Maio, talvez até mesmo os de Junho. Mas em 20 de Julho, na maturidade de uma emissão de 2 mil milhões, o país enfrenta mais uma vez o default e talvez uma saída forçada da zona euro. Não se pode dizer que a ameaça do Grexit está de volta porque nunca realmente foi embora.
»

«Where are those buckets?», na Economist

Talvez fosse oportuna uma nova visita de estudo de Costa a Tsipras para quando for a sua vez estar preparado.

Sem comentários: