Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/06/2018

Dúvidas (224) - Costa vai abrir uma startup?

«Costa assume meta: mais 25 mil empregos científicos no setor privado até 2030» titulou o Jornal Económico a partir de uma press release do governo distribuída pela Lusa.

Fiquei preocupado. Irá Costa deixar o governo e lançar um negócio de investigação científica? Só sosseguei continuando a ler press release:

«António Costa assumiu estes objetivos no discurso que fez no final de uma visita que efetuou ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), na qual esteve acompanhado pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor.»

O ministro explicou assim a coisa aos jornalistas (isto é à Lusa, que lá estava):

«No caso do MIT, até 2030, haverá “um investimento público na ordem dos 120 milhões de euros”, dos quais 60 milhões de euros aplicados em Portugal.

“Haverá também o investimento das empresas nelas próprias, que se comprometeram a duplicá-lo em investigação e desenvolvimento. Estas linhas de ação contribuem para concretizar o objetivo mencionado pelo primeiro-ministro de criar 25 mil postos de trabalho em Portugal no setor privado”, declarou o titular das pastas da Ciência e do Ensino Superior.»

Suspirei. Afinal trata-se apenas de usar o dinheiro dos contribuintes para dar subsídios às empresas amigas que investirão nelas próprias e criarão os tais 25 mil empregos científicos. Certo? Talvez não. Não se duvida dos 25 mil empregos, desde que se despeje dinheiro suficiente. Quanto a esses empregos serem científicos é que a porca torce o rabo.

3 comentários:

Unknown disse...

A Voz do Dono - acrítica, subserviente e ignorante.
A habitual desinformação interessad - na paróquia impingem-na como "jornalismo"...

Unknown disse...

"interessada".

Mea culpa.

Anónimo disse...

Porque não chamar JornalEco ao Jornal Económico?
Será impertinência?