Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/06/2018

CAMINHO PARA A SERVIDÃO: RoboCop ao serviço do Partido Comunista Chinês

Depois do crédito social, uma espécie de rating de conformidade dos cidadãos súbditos chineses com as directivas oficiais, o Partido Comunista Chinês, via governo chinês, lança o policiamento robótico.


«Em 2011, Person of Interest da CBS , o cientista da computação Harold Finch constrói um sistema de inteligência artificial chamado “The Machine”, que compila e analisa resmas de dados para prever assassinatos. Finch e o seu ajudante, John, perseguem o perpetrador e impedem o crime. As autoridades de segurança pública na região autónoma chinesa de Xinjiang estão a transformar essa ficção em realidade.

Um gigantesco programa usando dados extraídos de registos de saúde, finanças, operações stop e relatórios da polícia para identificar indivíduos com probabilidade de cometer crimes na região sensível do noroeste da China acaba de ser revelado. Lançado em 2016, a iniciativa de policiamento de “big data” em Xinjiang é uma das muitas iniciativas de aplicação da lei que o país está lançando, aproveitando suas capacidades crescentes nos campos de IA e robótica.

Na Praça da Paz Celestial, em Pequim, os robôs empunhando armas de fogo patrulham multidões de turistas. Os robôs escolhem seu próprio caminho ao longo das rotas designadas mas as armas de imobilização são activadas por um oficial que controla o bot remotamente. Em Zhengzhou, capital da província central de Henan, na China, robôs policiais semelhantes a Daleks sem braços percorrem a estação de comboios de alta velocidade. Eles usam um software de reconhecimento facial para ajudar os polícias a identificar suspeitos, interagir com os transeuntes e responder às suas perguntas. Os polícias da estação usam óculos de reconhecimento facial, desenvolvidos pela empresa de tecnologia LLVision, de Pequim, que identifica identidades falsas e criminosos procurados. E na metrópole central de Wuhan, o Ministério de Segurança Pública aliou-se à gigante de tecnologia Tencent para desenvolver uma esquadra de polícia totalmente automatizada usando a mais avançada tecnologia de IA.»

(Tradução semi-automática de um excerto do artigo CHINA TURNS TO ROBOTIC POLICING da OZI)

1 comentário:

Bilder disse...

Entretanto por cá(na Europa dita "democrática") http://americanfreepress.net/bilderberg-group-reveals-2018-meeting-date-location/