Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/07/2021

Um Portugal dos Pequeninos em vias de subdesenvolvimento e a caminho de ser controlado pelo Novo Império do Meio

«A China trata Portugal como um país do Terceiro Mundo. Usa exatamente a mesma receita que usou para controlar os países mais pobres: jorrando dinheiro em infraestruturas sem aparentes compensações num momento de profunda fragilidade das economias nacionais. Agora as contrapartidas estão prestes a chegar.

As clássicas podem até tardar um pouco. Aquelas a que temos assistido na vizinhança asiática: quando Pequim se aborrece com um problema geopolítico castiga economicamente, com boicotes, o Estado que a aborreceu. Mas há outras que podem vir mais cedo.

Três exemplos muito breves: Portugal, como, aliás, o resto da Europa, é dependente tecnologicamente dos Estados Unidos e da China. Não há inovação, mas também já não há alternativa a viver fora da crescente “digitalização”, anunciada, em si só, como um bem para a humanidade. Mas é um bem que põe parte da humanidade entre a espada e a parede, até porque as grandes potências em confronto têm vindo a desenvolver tecnologias alternativas e incompatíveis entre si. Quando for preciso fazer escolhas – e elas estão para breve –, estará Portugal em condições de escolher em liberdade?
»

Excerto de A história interminável do controlo chinês, Diana Soller no Observador

Antes de perguntar «estará Portugal em condições de escolher em liberdade?», eu perguntaria previamente estão os portugueses interessados em escolher a liberdade?

3 comentários:

Anónimo disse...

"estão os portugueses interessados em escolher a liberdade?"
Os portugueses não riscam nada. Votam de acordo com a cartilha das TV's e vão à sua vida. É a demóniocracia.
Depois, quem faz e desfaz são os assalariados da China e da banca.

Direitos Humanos x disse...

Exatamente e inté foram os chineses que inventaram e introduziram a ideologia do genero no mundo,a globalização e toda a podridão e deboche actual.
Não sois todos xuxas não...
Long live China and Palestina!

Anónimo disse...

"estão os portugueses interessados em escolher a liberdade?"

Caro Senhor

Infelizmente só pode escolher quem cria condições para isso:
Sem crescimento económico, crescimento populacional, e autonomia financeira Portugal não tem essa opção.
Pior ainda, de há 30 anos a esta parte não mostra qualquer vontade de o querer ter.
Estamos pois condenados a ser uma "colónia branca" de quem tiver recursos e desejo de nos utilizar, seja a China ou a União Europeia.

Melhores cumprimentos

Vasco Silveira