Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/07/2021

Como tentar cumprir o plano de vacinação, apesar de tudo? Resposta: um dia de cada vez (57) - O Sr. Almirante deixou o barco no meio do nevoeiro estatístico

Inexplicavelmente, o site da DGS esteve 3 dias do dia 8 ao dia 10 sem publicar dados de vacinação e quando finalmente publicou na manhã do dia 12 os dados do dia 11 verificou-se que nesses quatro dias apenas tinham sido administradas cerca de 116 mil vacinas. Também inexplicavelmente, mas menos, visto que a maior parte dos mídia funcionam como órgãos oficiais do governo, não encontrei nos jornais qualquer referência a este mistério. 

Ponto de situação dos objectivos para a vacinação:

Praticamente garantido, desde que a partir de agora a média diária não desça abaixo dos 60 mil.

Parece possível mas nunca se sabe o que nos reserva o nevoeiro estatístico.

No início da segunda semana de Julho o objectivo continua sem ser atingido. A percentagem de totalmente vacinados é a seguinte:
  • 95,1% dos +80
  • 88,5% dos 70-79 
  • 75,4% dos 60-69 anos. 
(Fonte: ECDC)

Esta continua a ser a falha mais notória, visto que se trata dos grupos de maior risco. Falha agravada pela decisão anunciada de começar a vacinar esta semana o grupo etário 18-29 anos que até agora registou 14 mortes, o equivalente a 0,08 por cento do total.

O objectivo dos 85% foi acrescentado esta semana sem utilidade visível e só adensa o nevoeiro estatístico. 59% da população tem pelo menos uma dose. Para atingir os 70%  / 85% no início de Agosto / meados de Setembro será necessário administrar 1,1 milhões / 2,6 milhões de primeiras doses a uma média diária de 50 mil / 40 dias. Comparando os dois objectivos confirma-se que são redundantes e ambos parecem possíveis.

Relevo de novo a inacreditável asneira de abrir a vacinação sem marcação a todos os maiores de 45 anos que, como testemunhei pessoalmente, criou filas infindáveis em vários centros de vacinação. Asneira? Sim enorme asneira, que poderia ter sido evitada se distribuísse a legião dos maiores de 45 anos por mês ou ano de nascimento ou ordem alfabética do nome ou outro qualquer critério simples e objectivo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Renascença: «Centros de vacinação administraram um milhão de vacinas em seis dias. "Não somos super-heróis" 12 jul, 2021 - 09:30»
Não serão heróis. O que serão?

Abraço

Anónimo disse...

Alé «o i» escreve: «EUA alertam para doença rara associada à vacina da Janssen».
A síndroma de Guillam-Barré está descrita desde o começo destas "vacinações". Como noutras antigas vacinações. E «no pasa nada».

Abraço

Anónimo disse...

Não é Guillam mas Guillan.
É mesmo rara. É imunológica, segundo os sábios destes últimos cem anos.

Abraço