Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/07/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (93) - Em tempo de vírus (LXX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O desdobramento da personalidade do Dr. Medina

Há o Dr. Medina presidente da câmara, há o Dr. Medina candidato à sucessão do Dr. Costa, há o Dr. Medina representante em Lisboa da Федеральная служба безопасности Российской Федерации, há o Dr. Medina adepto de um clube de futebol e há o Dr. Medina membro da comissão de honra da candidatura à presidência desse clube de futebol do Sr. Vieira, um empresário falido e notório suspeito de várias falcatruas. O Dr. Medina já veio esclarecer que o seu apoio foi enquanto adepto. O seu padrinho Dr. Costa, também membro da mesma comissão de honra, optou por imitar de Conrado o prudente silêncio.

Estará o Dr. Costa a ensaiar a fuga do pântano?

Há quem leia na mente do Dr. Costa um certo fastio do pântano, como o seu antecessor Eng. Guterres, e, em vez do apelo irresistível da ONU, a atracção igualmente irresistível da Óropa depois da experiência como "presidente" do primeiro semestre, presidência cujo sucesso se pode medir por 2.490 reuniões em 6 meses. Reconheça-se que a sua entrevista ao Público tem tudo para confirmar essa leitura, desde logo porque o Dr. Costa decretou o fim da governação da UE pelo directório franco-alemão e implicitamente parece conceder a si próprio um importante papel nessa governação alternativa.

Não há razão para exigir a demissão do Dr. Cabrita

Anda por aí uma onda de indignação a exigir ao Dr. Costa a demissão do seu amigo Dr. Cabrita a pretexto das várias argoladas e trapalhadas. Ora, na minha humilde opinião, é uma exigência sem sentido por pressupor que o Dr. Cabrita destoa dos outros ministros e que o governo seria diferente sem ele. Na verdade, a única coisa sensata é incluir a obra do Dr. Cabrita no acquis do governo do Dr. Costa.

L’État c’est nous

Com a maior naturalidade, o Dr. Costa compareceu na apresentação da candidatura do seu afilhado Dr. Medina enfatizando os muitos milhões que a bazuca despejaria no programa de renda acessível da câmara de Lisboa. O afilhado Dr. Medina levado pelo entusiasmo anunciou por seu turno a redução gradual do preço das creches que ficarão gratuitas em 2025, por coincidência o último ano do próximo mandato, o que proporcionará o mesmo anúncio para o mandato seguinte.

Take Another Plan. A gestão do Dr. Pedro Nuno, também conhecido por Pinóquio

Sete meses depois do Dr. Pedro Nuno Santos o ter apresentado, o plano de reestruturação da TAP continua por aprovar em Bruxelas. Guess why.

Líder europeu da transição

«Portugal é líder europeu na transição energética verde», disse o diretor executivo da Agência Internacional de Energia, Ficou por dizer que isso é à custa de alimentar o lóbi das energias renováveis e dos preços mais elevados da Europa. Portugal é também o líder da transição para o mais pobre país da Europa.

Estado sucial, o grande gestor de falências

Muitas das empresas que beneficiaram das moratórias que terminam em Setembro são provavelmente inviáveis e em condições normais de concorrência destinadas a falir. Tudo se parece encaminhar para o governo garantir o crédito ou mesmo participar no capital dessas empresas. É uma boa solução? Não, não é, mas é a solução normal de um governo que governa um Estado cujas empresas públicas são na sua maioria inviáveis e faliriam em condições normais de concorrência. Há uma grande experiência acumulada.

«Estamos preparados»

Segundo um estudo recente, no ano passado houve uma redução de 46% nas consultas médicas presenciais nos centros de saúde, de 40% nas urgências hospitalares e de 25% nas cirurgias.

«Em defesa do SNS, sempre»

Em Janeiro de 2016 existiam 750 mil portugueses sem médico de família e nesse ano Dr. Costa garantiu que no ano seguinte todos os portugueses teriam um médico de família. O ano passado havia 860 mil e este ano Ordem dos Médicos estima em mais de um milhão o número de pessoas sem médico de família.

O teatro do absurdo no combate à pandemia

Primeiro promovem-se eventos como a Champions no Porto e toleram-se outros como a festa do Sporting em Lisboa. Depois impedem-se os habitantes da Área Metropolitana de Lisboa de sair ao fim de semana e eles saem antes e ficam três dias fora em vez de dois. A seguir impõe-se o recolher obrigatório impedindo as pessoas de se juntarem ao ar livre obrigatório a partir das 23 horas e as pessoas juntam-se em ambientes fechados.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Abandonado, vandalizado e roubado de todas as telas na antiga sala de baile, é este o estado em que o desleixo e incúria do Estado sucial deixou o Palácio Burnay, na Junqueira.

Boa Nova

A CE prevê um crescimento de 3,6% do PIB português no 3.º trimestre, o segundo mais elevado da UE. Esta é a boa notícia. A má é que isso é devido a Portugal ter tido uma das maiores quedas do PIB no 2.º trimestre.

Outra boa notícia pela boca do Dr. Siza é a criação do Fundo de Capitalização e Resiliência para apoiar empresas. A má notícia é o Avante da Sonae cita-o escrevendo que são 4.900 mais 2.300 milhões = 7.300 milhões ou 3,4% do PIB e o Jornal Económico informa-nos três dias depois que o governo aprovou um fundo de 1.300 milhões.

Ainda mais uma boa notícia, desta vez pela ministra do Trabalho, o número de desempregados inscritos desceu 23 mil em Junho face ao mesmo mês do ano passado. A má notícia é que essa redução se verificou com toda a probabilidade por desistência de procurar emprego. Vem a propósito citar a McKinsey que prevê que o sector do turismo português poderá perder 600 mil postos de trabalho até 2023, e lembrar que o PS vai ter que pagar ao PCP a aprovação do OE 2022 com as mudanças na legislação laboral cujo resultado final só pode ser a destruição de emprego.

Finalmente outra boa nova é que as regras do leilão do 5G foram alteradas para acelerar o processo. A má notícia é que Portugal é um dos 3 países da UE ainda sem 5G.

Choque da realidade com a Boa Nova

A  participação na EFACEC, herdada da Dr.ª Isabel, está para ser vendida desde Julho do ano passado e em Abril foi dito que não será antes do Verão, o que é uma maneira elegante de não falhar nos objectivos. Foi o que aconteceu e o mesmo Dr. Siza vem agora dizer que o "não será antes" pode ser prorrogado.

O Hospital Oriental de Lisboa que vem sendo anunciado desde 2003 foi agora prometida a abertura para 2024.

O crescimento é "poucochinho"

A CE reviu em alta as previsões de crescimento da Zona Euro de 4,3% para 4,8% em 2021, e de 4,4% para 4,5% em 2022, mas manteve inalteradas as previsões para Portugal em 3,9% em 2021 e 5,1% em 2022, sem ligar aos sinais do Dr. Centeno que no BdP aumentou para 4,8% a previsão para este ano.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora estamos preparados e o SNS é sagrado...

Basta comparar isto com o que se passa no Reino Unido. Aqui:

A Doctor Asks: The Data Is Looking Good, So Why the Doom-Mongering?
https://lockdownsceptics.org/2021/07/10/a-doctor-asks-the-data-is-looking-good-so-why-the-continued-doom-mongering/
Números e gráficos limpos onde se vê a "crise". Lá é tal & qual como cá.
E a abrir, tem um bom desenho a explicar.

Recordar que o nosso SNS e o NIH deles não são primos direitos; são tortos.

Abraço

a.leitão disse...

Aqui lhe manifesto o prazer de diariamente contar com a leitura dos seus escritos e "publicitar" os que me parecem mais interessantes e "adequados" à "minha" estória "facebookiana"

Bilder disse...

É um desgoverno muito completo sem dúvida.